05 de Setembro
Elevação do Amazonas
à Categoria de Província
No dia 5 de setembro comemora-se a elevação do Amazonas à Categoria de Província, um episódio resultante da longa luta em defesa de nossa autonomia política, pois éramos subordinados ao Pará e nos tornamos independentes naquele dia, no ano de 1850.
Todavia, as manifestações em favor da autonomia da Capitania do Rio Negro começaram a surgir devido aos poucos investimentos do Grão-Pará na Região. Segundo os historiadores, a campanha ganhava apoio entre os próprios paraenses. Muita gente se manifestava a favor e o mais enfático deles era Tenreiro Aranha, propondo que essa elevação seria uma condição pela emancipação não só política, mas, também, para uma melhor condição do desenvolvimento local”, enfatizou o historiador.
O estudioso frisou que o verdadeiro significado do dia 5 de setembro, que consiste na busca pelo desenvolvimento local, ainda não foi plenamente alcançado. “Nesse sentido, o 5 de setembro ainda não acabou, porque ainda estamos buscando a nossa liberdade econômica. O Amazonas vive um modelo de sobressaltos, que é a Zona Franca de Manaus. A qualquer momento ele pode ser acuado e sofrer riscos, por isso ainda estamos em busca dessa efetiva libertação”.