Empresários europeus, mais especificamente da Suécia, demonstraram interesse em realizar investimentos para a duplicação da fábrica da Veracel, no Extremo Sul do estado. A afirmação foi feita pelo governador Jaques Wagner em seu programa de rádio que vai ao ar nesta terça-feira (18) no site www.comunicacao.ba.gov.br.
Na Europa, Wagner se encontrou com o diretor-presidente da Veracel mundial e o diretor-presidente do grupo Stora Enzo. “Vi a absoluta disposição deles de confirmar um investimento de US$ 2,5 bilhões para fazer a Veracel II e, portanto, para duplicar a sua produção. Eles também demonstraram absoluto interesse em participar do nosso Porto Sul”, afirmou.
Para o governador, o porto terá uma papel estratégico para a exportação dos itens produzidos na região. Ele adiantou que vai agendar um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para garantir mais investimentos, mais obras, mais empregos e mais riqueza para o estado.
Durante a incursão da missão baiana na Suécia – que também inclui os secretários Rafael Amoedo (Indústria, Comércio e Mineração) e Juliano Matos (Meio Ambiente), Wagner se encontrou com representantes de uma federação das indústrias de madeira daquele país. “A idéia é levar mais um empreendimento para a Bahia. Estou também conversando com um grupo para tentarmos levar para ai mais uma fábrica de papel e, portanto, eu creio que desse ponto de vista a viagem foi extremamente produtiva”, avalia.
Crise econômica
Questionado se o momento financeiro mundial é uma oportunidade para novos investimentos, o governador baiano disse que “esse é o recado do presidente Lula: que a gente tem que ser realista e ao mesmo tempo otimista. Exemplo disso é a manutenção de investimentos do PAC e da Petrobras. Aqui na Bahia lançamos o Pólo Naval, pois o que queremos é manter a nossa taxa de investimento, gerando mais riqueza e mais emprego”.
Durante o programa Conversa com o Governador, Jaques Wagner também agradeceu aos prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos pela participação no encontro da última sexta-feira. Para ele, a reunião foi extremamente positiva, na área também das Voluntárias Sociais. “Fátima [Mendonça] também ficou extremamente feliz, com a participação das primeiras-damas. Foram mais de 370 prefeitos presentes, com a participação inclusive do governo federal”.
O governador também destacou os depoimentos que recebeu dos novos gestores municipais sobre a iniciativa inédita do Governo do Estado, que se coloca à disposição dos prefeitos.
Consciência negra
Sobre a Semana da Consciência Negra, o governador pontuou que o Brasil tem uma dívida de gratidão com o continente africano, com o povo negro. “Estamos respondendo a esse desafio com vários programas, a começar pela criação da Secretaria da Promoção da Igualdade. Temos que fazer programas nas áreas de saúde, da educação e de resgate dos remanescentes de quilombolas”
“É dessa forma – tanto fazendo a discussão política quanto fazendo a promoção efetiva da igualdade – que nós vamos poder homenagear, entre tantos heróis como Zumbi dos Palmares, que eu continuo dizendo que é a grande referência do movimento pela libertação dos escravos no Brasil”, concluiu. (Agecom/BA)