O Vale do Guaporé, situado no sul do Estado de Rondônia, foi pauta de uma matéria de quase 13 minutos de duração na qual o programa Domingo Espetacular, da Rede Record de Televisão, transmitiu no último domingo (23) e está reprisando na Record News para todo o país as maravilhas desse santuário ecológico de Rondônia.
Búfalos selvagens do Vale do Guaporé
Com belas imagens da região, riquíssima em biodiversidade e belezas naturais, a matéria mostra todo o Vale e como o meio ambiente está em harmonia por toda parte. Um dos destaques da reportagem é quando o repórter e sua equipe vão pescar à noite e, em vez de usarem varas de pescar, usaram apenas algumas lanternas. Os peixes quando viam as luzes das lanternas se assustavam e saltavam para dentro do barco. Foram tantos peixes que um matrinchã acabou pulando dentro da blusa do repórter. Todos os peixes foram doados para uma comunidade que vive às margens do rio.
O rio Guaporé está na divisa do Brasil com a Bolívia, e nesta época do ano as águas estão baixas e belas praias se formam. De avião, a reportagem mostra a transição da floresta para os descampados onde se vê vários tipos de mamíferos como veados e búfalos selvagens que foram trazidos da Ilha de Marajó, no Pará, há mais de cem anos. Depois de algumas horas de vôo a equipe pousou na comunidade quilombola da Pedra Negra, onde a vida simples e humilde ainda resiste.
Com várias imagens impressionantes do Vale e do rio Guaporé a matéria se despede de Rondônia mostrando como o Governo de Rondônia, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, apóia o meio-ambiente, com destaque para o Projeto Quelônios, de proteção de tartarugas. Cerca de 8 mil pequenas tartarugas foram soltas no rio Guaporé durante a reportagem, depois de 15 dias de vida, só assim tem mais chances de sobrevirem. Uma bela imagem com milhares de tartarugas na areia correndo em busca de água e de sobrevivência encerra a matéria sobre a riqueza do Vale do Guaporé em Rondônia.
Assista a matéria completa no site www.mundorecord.com.br digitando no campo de busca Vale do Guaporé.
Fonte: DECOM – Departamento de Comunicação Social