A 40ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO) foi iniciada nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, com um apelo à integração das empresas responsáveis pela publicação da informação oficial nos diversos níveis da administração pública, como forma de enfrentar os desafios da evolução tecnológica. O tema foi enfatizado pelo presidente da entidade, Francisco Pedalino, logo na abertura do evento, que tem como anfitriã a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
– A palavra de ordem dos diários oficiais é transparência; e a palavra de ordem da ABIO é integração, como forma de troca de experiências e das informações que necessitamos neste momento de mudanças que estamos vivendo – afirmou: Pedalino..- Nós temos que colocar a verdadeira posição do D.O: O D.O. não é velho, é antigo. É uma marca e uma marca consagrada, moderna, atual e presente. O Diário Oficial é novo e sempre será novo para transmitir as informações – fez questão de ressaltar o presidente da Abio.
Na mesa, ao lado do presidente da Abio, estavam o presidente da Imprensa Oficial do Rio, Haroldo Zager, e o secretário de Comunicação do Governo fluminense, Ricardo Cota, representando o governador Sérgio Cabral, que não pôde comparecer ao evento, em razão da presença do presidente da República no Estado..
– Nós resgatamos a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Graças ao um trabalho de saneamento, saímos de um déficit de R$ 2 milhões em 2006, para um superávit de quase R$ 16 milhões no passado – destacou o diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Haroldo Zager.
Com as mudanças, Imprensa Oficial pôde iniciar um programa de modernização do seu parque gráfico, onde está prevista a chegada, no ano que vem, de uma nova impressora rotativa com uma unidade para impressão colorida, entre outros equipamentos. A reestruturação permitirá ainda a empresa realize, no ano que vem, a publicação dos clássicos da literatura brasileira para serem distribuídos gratuitamente à população. Cada livro será produzido em grandes tiragens, em torno de 100 mil exemplares, que deverão ser encaminhados sem custo às mãos dos leitores.
Integração – Já o Secretário de Comunicação do Governo do Estado destacou o trabalho de saneamento feito pela atual administração da Imprensa Oficial fluminense, que possibilitou a retomada dos investimentos pela empresa, e o início da publicação eletrônica do Diário Oficial do Estado do Rio, através da Internet
Abordando a política de comunicação do Governo fluminense, ele também enfatizou a estreita colaboração da Imprensa Oficial, que contribui, entre outras coisas, com a publicação de quatro páginas diárias de noticiário produzido pela Secretaria de Comunicação no Diário Oficial.
-Não se trata de uma editoria chapa-branca, mas sim de uma importante prestação de serviço, veiculando informações de utilidade pública para os servidores”, salientou.
Em seguida, o presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Hubert Alqueres, apresentou um estudo sobre o atual estágio de desenvolvimento das imprensas oficiais no âmbito da União Européia. Ele representou a ABIO, que participou, como convidada, do Fórum Europeu de Diários, reunindo imprensas oficiais de 35 países europeus na Espanha.
As atividades do dia foram encerradas com uma apresentação do sambista Preto Jóia e seu conjunto. Amanhã o diretor-industrial da Imprensa Oficial do Rio, Jorge Narciso, discorre sobre o tema “Modernização tecnológica: novos rumos”. Também serão debatidos assuntos de natureza técnica e as metas da ABIO para 2009.