“É importante viver todas as fases da vida com toda a intensidade”. Assim a primeira-dama do Estado, Ivone Cassol, parabenizou todas as mulheres, ao representar o governador Ivo Cassol na I Mostra de Educação em Saúde da Mulher. O evento, aberto na manhã desta quinta-feira, 5, na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), que marca o início de uma série de atividades sobre a saúde da mulher, comemorando o dia internacional da mulher, no próximo domingo, 8 de março.
Ivone Cassol participa do evento na Policlínica Osvaldo Cruz
Essa ação conta com palestras, exames e orientações sobre exames pré-natais, fisiologia da mulher, preventivo do câncer de colo de útero, gravidez de alto risco e planejamento familiar, que vão ocorrer nas unidades de saúde como a policlínica e o Hospital de Base Ary Pinheiro.
A primeira mostra de educação em saúde da mulher foi planejada em conjunto pela Gerência de Programas Estratégicos (GPES), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), pela Coordenação Estadual de Saúde da Mulher, Coordenação Estadual de Humanização, POC, em parceria com médicos residentes da Fimca e alunos de enfermagem das faculdades Unir, Faro e São Lucas.
Ao referenciar o projeto, a Coordenadora Estadual de Humanização, Patrícia Nienow, disse que a atividade foi pensada em conjunto para sensibilizar as mulheres sobre uma boa saúde, que exige muitos cuidados e atitudes preventivas. Ela parabenizou a direção da POC pela receptividade e pelos incentivos que tem dado a todas as programações. A médica Marilena Penatti, diretora do Hospital Infantil Cosme e Damião, falou sobre os vários avanços que as mulheres vêm alcançando e destacou a necessidade de apoio, uma vez que “saudáveis, executaremos melhor nossas tarefas”, observou, ao lembrar que a mulher ocupa postos em vários espaços, por isso é necessário que estejam sadias para desempenhar seus papéis.
A assessora técnica da Sesau, Eliana Pasini, representando o secretário estadual de saúde, Milton Moreira, destacou o empenho de todos os profissionais que se unem para trabalhar na semana da Mulher, lembrando que a saúde da mulher e da criança são as prioridades do Sistema Único de Saúde (SUS). “É importante que a mulher se cuide em sua plenitude: corpo, alma e mente”, observou Pasini.
O diretor da POC, Daniel Martins, disse estar feliz por trabalhar com 212 mulheres entre os 226 servidores da policlínica, qualificando-as como dedicadas e competentes. “São funcionárias que amam o que fazem e que há muitos anos se dedicam em benefício das demais pessoas”. Ele aproveitou para ler uma mensagem que refletiu os avanços alcançados pela mulher na atualidade, mas que, ao mesmo tempo, retirou muitas delas de perto do convívio familiar, fazendo com que sobreponham as atividades do lar com o mundo profissional.
Por sua vez, ao homenagear as mulheres, Ivone Cassol lembrou as diversas mulheres profissionais que estão à frente de diversos setores na administração do estado. Fez referência à coronel Angelina, que é a primeira mulher no Brasil a dirigir uma corporação militar. Disse que a data é muito importante para se refletir sobre a condição da mulher, que tem papel fundamental como “esteio do lar”, tendo que ser sábias para administrar a maioria das adversidades e a sobrevivência. Lembrou ainda que devemos cultivar cada fase da vida e parabenizou todas as mulheres em nome de sua filha, Juliana Cassol, que estava presente no evento.
A programação da Semana da Mulher continua nesta sexta-feira, 6, com uma programação no Hospital de Base, com palestras, exames preventivos e a realização de um curso de Shantala, um tipo de massagem indiana para os bebês.
Fonte: A/I SESAU – Secretaria de Estado da Saúde