Neste sábado, 07, o governador Ivo Cassol participou do Encontro de Mulheres no município de Novo Horizonte onde, acompanhado do senador Expedito Jr., do deputado federal Mauro Nazif, dos deputados estaduais Jesualdo Pires, Tiziu Jidalias, Valter Araújo, Luiz Cláudio, Miguel Sena e Valdivino Tucura, além do secretário de Estado da Agricultura, Carlos Magno; do superintendente geral da Emater, Sorrival Lima e autoridades locais, entregou 11 toneladas de feijão para pequenos produtores do município, região da Zona da Mata.
Centenas de pessoas compareceram à solenidade em Novo Horizonte
Na ocasião, o secretário Carlos Magno falou da importância da distribuição de sementes feito em sistema de troca pelo Governo do Estado junto aos produtores, programa que auxilia no aumento da produção. Ele explicou ainda, que as sementes recebidas são devolvidas em grãos e passam a compor cestas básicas que são distribuídas às famílias do Programa Solidário, do qual participam poder público, produtores rurais e associações. O Programa Governo Solidário é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Seagri e Emater, e que tem apresentado grandes resultados. “O resultado de todo o trabalho realizado anteriormente pode ser visto com as entregas de sementes que temos feito por todo o estado”, declarou Magno, acrescentando que, “o estado continuará o trabalho do programa Promec que disponibiliza cinco horas de atendimento com máquinas para os agricultores”, garantiu o secretário.
Em seu pronunciamento, Cassol destacou que Rondônia é o maior produtor de feijão da região Norte e isso contribui para a economia e desenvolvimento do estado. “Não abro mão de continuar investindo na produção da agricultura, mas quero que seja devolvido ao estado o mesmo peso repassado à vocês para que possamos continuar o trabalho com outras famílias”, destacou.
O governador ressaltou, ainda, que Rondônia não sofrerá grandes impactos com a crise mundial por ser em estado produtor e não consumidor. “Nós produzimos o que toda a população consome que é o alimento. Por isso, não sentiremos muitos danos econômicos, mas é preciso tomar cuidado”, finalizou.
Na solenidade o Governo do Estado também entregou 1 batedor de cereais para a Associação dos Produtores Rurais Povo Unido; 1 Ensiladeira e 1 máquina moedora de calcário para a Prefeitura Municipal de Novo Horizonte, adquirida através de emenda do deputado Luiz Cláudio em parceria com o Governo Estadual. Foram entregues também 6 tanques de resfriamento de leite, emenda do deputado federal Mauro Nazif e 1 sub-solador, emenda do deputado Jesualdo Pires tudo em parceria com o Governo do Estado.
Castanheiras
Também no sábado, o governador Ivo Cassol acompanhado do senador Expedito Jr., do secretário estadual de agricultura – Seagri, Carlos Magno, dos deputados estaduais Tiziu Jidalias e Luizinho Goebel entregou 4 toneladas de feijão para pequenos produtores do município de Castanheira. O evento contou ainda com a participação do secretário regional de Ji-Paraná, Ari Saraiva e autoridades locais.
Na oportunidade, Cassol falou com indignação do lacre da mina de calcário no município de Espigão do Oeste, que foi fechada pelo IBAMA que alegou irregularidades na exploração feita pelo estado para corrigir áreas degradadas em propriedades de pequenos produtores rurais possibilitando o aumento na produção do cultivo. “O IBAMA libera licenciamento para tudo, mas atrapalha quando se trata do desenvolvimento do Estado de Rondônia”, criticou o governador.
O governador já percorreu vários municípios do estado onde realizou entrega de máquinas, tanques de resfriamentos e distribuição sementes.
Ao final do evento, Cassol assinou convênio com a prefeitura municipal no valor de R$ 330 mil reais para ser aplicado no transporte escolar municipal, além de assinar também termo de comodato para adquirir máquina de beneficiação de arroz.
Alto Alegre do Parecis
No final da tarde de sábado, Cassol e a comitiva de autoridades chegaram ao município de Alto Alegre do Parecis, onde foi entregue mais 15 toneladas de sementes de feijão e mais 3 tanques de resfriamento de leite aos produtores.
Em seu discurso, o governador anunciou que o estado vai realizar os trabalhos de limpeza e encascalhamento das ruas da cidade de Alto Alegre do Parecis.
Durante o evento, Cassol aconselhou os produtores rurais a se organizarem para montar uma agro-indústria com o objetivo de aumentar a renda familiar dos produtores. “Queremos ver as famílias produzindo e ganhando seu dinheiro para sustentar seus filhos”, disse o governador, acrescentado, “para tanto, o Governo do Estado juntamente com os deputados estaduais disponibilizarão recursos para a compra de equipamentos necessário para a produção”, garantiu Cassol.
Fonte: DECOM – Departamento de Comunicação Social