Nos dois primeiros meses deste ano o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) emitiu mais de 1.300 carteiras de ‘passe livre’ à idosos e à portadores de necessidades especiais. A média de expedição de carteiras neste ano é de 33,7 por dia. Os números foram divulgados na manhã desta sexta-feira (06) pela gerência de transportes do DER.
Carteiras de passe livre: mais de 1.300 entregues nos dois primeiros meses de 2009
Nos meses de janeiro e fevereiro, 978 idosos e 370 portadores de necessidades especiais foram beneficiados com o ‘passe livre’ emitido pelo Governo do Estado. As carteiras dão direito aos beneficiados no uso gratuito ao transporte intermunicipal em Rondônia.
De acordo com o diretor-geral do Departamento, engenheiro Jacques Albagli, o estado já beneficiou quase 30 mil idosos e portadores de necessidades especiais. Em 2007 foram emitidas 8.423 carteiras. Em 2008 foram expedidas outras 19.037 carteiras, e no início deste ano mais 1.348, totalizando 29.367 carteiras. “A emissão dessas carteiras hoje é uma realidade graças ao governador Ivo Cassol, que se empenhou para que a ‘Lei do Passe Livre’ se tornasse uma realidade em Rondônia”, disse o diretor.
A funcionária pública Raimunda Pereira da Silva, 60 anos, deu entrada na documentação para receber o benefício e poder viajar pelo estado, sem gastos. Raimunda disse que também irá pleitear a carteira para o transporte interestadual. “Assim que sair a carteira eu vou rever parentes que não os vejo há anos”, falou.
Beneficiário
Tem direito ao benefício: idosos com mais de 65 anos e portadores de necessidades especiais. As carteiras são expedidas pelo DER em todo estado. No caso de as empresas de transporte não cumprirem a lei, o Governo do Estado disponibilizou o disk-denúncia: 0800-647-1016.
Lei
De acordo com a Lei, cada ônibus convencional (sem ar condicionado) é obrigado conceder quatro vagas (duas para deficientes e duas para idosos). A passagem precisa ser marcada com três horas de antecedência com a apresentação dos documentos e da carteira.
Fonte: A/I DER – Departamento de Estradas e Rodagem