A continuidade e o aperfeiçoamento de programas do Governo do Estado para o setor agropecuário tem estimulado o aumento da produtividade e assegurado o plantio da safra, que tem crescido a cada ano.
Produtores rurais de todo o estado são beneficiados por projetos do governo
E esse apoio tem recebido o reconhecimento dos produtores rurais, que sabem que ações como a dos projetos Semear, Inseminar, Pró-Leite, Promec, Pró-Peixe, entre outros, são programas fixos do estado, com os quais os agricultores podem contar todos os anos. “Podem preparar a terra que, entre os meses de setembro e outubro, estaremos entregando as sementes selecionadas de milho e arroz. O processo de compra já está sendo montado e vamos poder distribuir no tempo certo, garantindo bom plantio e uma excelente safra”, garantiu o vice-governador João Cahulla, que tem distribuído sementes selecionadas de feijão aos agricultores, junto com o governador Ivo Cassol.
Para os produtores rurais esse auxílio do governo é uma garantia. “Sem o apoio do Governo do Estado, nós, pequenos agricultores, não teríamos condições de crescer, de incrementar e aumentar a nossa produção, representando mais lucratividade e nos estimulando cada vez mais a produzir e a valorizar nosso trabalho na terra”, disse o produtor Romildo Vicente de Freitas, de 47 anos, que mora com a mulher e três filhos na linha 8, no distrito de União Bandeirante, em Porto Velho.
O agricultor Romildo recebeu 20 quilos de sementes de feijão na última quarta-feira, e ele vai plantar uma área de um alqueire, na pequena propriedade de 12 alqueires onde mora há quatro anos com a família. “Estou apostando também na plantação de café, que o rendimento ta bom. O vice-governador anunciou que o estado criou o Funcafé e me interessei em conhecer o programa, acredito que vai estimular a produção”, destacou.
Quem também agradeceu o apoio do governo foi o agricultor Paulo Amaral de Brito, de 56 anos, do município de São Felipe do Oeste. “Vou plantar 40 quilos, e como a semente é boa, devo colher o suficiente pra alimentar a família e ainda sobrar para vender. Eu não teria condições de comprar sementes dessa qualidade, por isso acho importante esse trabalho do Governo”, completou.
Fonte: DECOM – Departamento de Comunicação Social