O encontro de primeiras-damas dos municípios de Rondônia, que teve início nesta segunda-feira (30), trabalhou o voluntariado como tema principal. O evento integrou a programação do Encontro Estadual de Gestores da Assistência Social, que se encerra nesta quinta-feira.
Ivone Cassol e as primeiras-damas no Palácio Getúlio Vargas
Nesta terça-feira (31), a primeira-dama do Estado e também presidente da União dos Voluntários do Estado de Rondônia (Uveron), Ivone Cassol, proferiu a palestra “A primeira-dama na efetivação da política de assistência social”. No decorrer de sua explanação, ela fez um breve retrospecto da carreira política do governador Ivo Cassol, desde o início da sua trajetória, ao ser eleito prefeito de Rolim de Moura. “Sempre participei da vida pública do meu marido, sem precisar ocupar nenhum cargo na administração”, declarou ela.
Para Ivone Cassol, a esposa de quem ocupa um cargo eletivo deve procurar participar de ações de cunho social. “Nossa função, primeiramente, é cuidar da família porque se o lar vai bem, tudo tende a ser bem sucedido, assim como nunca devemos deixar o poder subir à nossa cabeça, porque temos que encarar a função que exercemos como uma missão que passa”, afirmou. A primeira-dama fundou a Uveron em 2003, juntamente com um grupo de mulheres da sociedade, dentre elas a suplente de deputado federal Val Ferreira, com o objetivo de fomentar o voluntariado.
Após sua palestra, houve a apresentação do trabalho das ações comunitárias que a entidade não-governamental desenvolve em parceria com associações de bairro. Depois de participar na condição de palestrante do encontro, Ivone Cassol cumpriu um roteiro turístico com as primeiras-damas, que visitaram o canteiro de obras da Usina de Santo Antônio, as obras do Centro Político Administrativo (CPA), a Casa de Cultura Ivan Marrocos e o Palácio Getúlio Vargas, onde foram entregues os certificados.
Fonte: A/I SEAS – Secretaria de Ação Social