Nesta segunda-feira (25), o governador Ivo Cassol participou do programa “A Hora do Povo”, da rádio Rondônia FM, em cadeia estadual, onde fez uma explanação sobre as ações à frente da administração estadual, além de falar sobre a caravana “Fronteiras do Progresso”, que embarcou juntamente com empresários de Rondônia para buscar novos mercados para os produtos da região juntos aos países andinos.
Cassol em entrevista no programa “A Hora do Povo”, da rádio Rondônia FM
Na avaliação do governador, a viagem foi extremamente produtiva. A comitiva, que passou pelo Chile, Peru e Bolívia foi muito bem recebida tanto pelos empresários quanto pelas lideranças do governo. Segundo ele, o objetivo da viagem foi alcançado e brevemente Rondônia já poderá começar a integração comercial com as regiões visitadas. “Podemos começar a fazer negócios já, porque eles são grandes consumidores de carne bovina, café, arroz, produtos derivados de leite entre outros, e tudo isso temos aqui no Estado para exportar”, garantiu Cassol.
Sobre o maior pacote de obras já lançado no Estado de Rondônia, Cassol explicou que, apesar de o mundo estar vivendo momento difícil com a crise que se estendeu por vários países, o Governo do Estado continua trabalhando firme, investindo pesado na infra-estrutura para melhorar a qualidade de vida da população. “Temos várias obras em todo o Estado, como a construção de presídios, asfaltamento e recuperação de estradas, a construção do Centro Político Administrativo na capital, a operação de limpeza e encascalhamento nas cidades, a obra de 100% de água tratada na capital, além da ordem de trabalho que será lançada nos próximos dias para as obras de esgoto em também 100% de Porto Velho”, ressaltou o governador.
Disse ainda, que o investimento em infra-estrutura ajuda a combater a crise econômica, tendo em vista, os postos de trabalho que são criados, gerando emprego e renda, fomentando assim, a economia estadual.
Dentro do pacote de ações que visam o desenvolvimento do Estado, o governador lembrou que grandes programas estão sendo trabalhados para aumentar a produção em vários setores, mas, principalmente, na agricultura, que em sua opinião, é o ponto forte do Estado de Rondônia. “Temos vários programas, como por exemplo, o Promec, que atende os agricultores com cinco horas máquinas em suas propriedades. Queremos ainda ser o maior produtor de peixe da região, com o programa Pró-peixe que foi lançado recentemente” disse o Cassol.
Bom Futuro
Questionado sobre a legalização da reserva do garimpo Bom Futuro, Cassol ressaltou que propôs acordo ao Governo Federal para legalizar as famílias que já habitam há mais de 20 anos na área. Em troca o Estado de Rondônia libera a área no Rio Vermelho que pertence ao Estado onde está sendo construída a usina de Jirau. “Recebemos com muita alegria a notícia de que o Governo Federal entendeu e aceitou nossa proposta e vai legalizar a reserva do Bom Futuro”, declarou o governador para depois continuar, “o ministério do Meio Ambiente tem que fazer as leis para todos e não só para meia dúzia. Estavam questionando a reserva do Bom Futuro, enquanto a usina de Jirau está sendo construída com documentação fria. Queremos a usina, mas dentro da legalidade e, principalmente, que o Estado receba as permutas pelos danos ambientais”, questionou Cassol. Ao final do programa Cassol respondeu à perguntas de ouvintes de todo o Estado.
Fonte: DECOM – Departamento de Comunicação Social