Coordenadores de Vigilância Sanitária dos municípios sergipanos, membros de Organizações Não Governamentais (Ongs) e governamentais e representantes da sociedade civil organizada participaram do Fórum de Mobilização Social para a Promoção de Ambientes Livres de Tabaco, evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Instituto do Câncer (Inca) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem por objetivo traçar propostas de ações contra o tabagismo na comunidade.
O coordenador da Vigilância Sanitária estadual, Antônio de Pádua Pombo, participou do evento ao abordar para um público de cerca de 70 pessoas o tema: “Ações da Vigilância Sanitária Estadual”. Segundo ele, em Sergipe existe uma lei e no município de Aracaju há oito leis que tratam sobre o assunto. “Agora em 2009, há um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado que proíbe o fumo em ambientes fechados. Estamos aguardando a aprovação”, informou Pádua.
A coordenadora de Comunicação da SES, Nadja Araújo, foi convidada para abordar o tema “Comunicação Social e Mobilização na área da Saúde”. Na opinião dela a comunicação utilizada atualmente pouco contribui para que as pessoas mudem os hábitos em relação à saúde. “A campanha contra o tabagismo não deve ser somente em data especial, a exemplo, do dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco. Ela deve ser diária, como a imunização. As vacinas estão disponíveis todos os dias e somente uma vez por ano é que fazemos um dia de reforço. Não devemos pensar que o caminho é somente fazer cartilhas, camisas, folders e outdoors. Existem outras mídias como pregar avisos nos banheiros de bares ou colocar nos guardanapos dos restaurantes”, destacou a coordenadora de Comunicação da SES.
De acordo com a Lei Federal 9.294/96 é proibido fumar em recintos fechados de uso coletivo.