19 de agosto de 2009
Os trabalhos vencedores da XII edição do Concurso do Museu da Imprensa foram anunciados hoje pela Comissão Julgadora após a avaliação final de ontem à tarde no auditório D. João VI, com a presença dos representantes da Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Educação, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino e Instituto Brasileiro dos Museus-Ibram. Os finalistas das categorias Desenho, Redação e Poesia receberão a premiação no dia 28 deste mês, a partir das 14h30min, no auditório D. João VI. Nenhum trabalho concorreu à categoria Monografia.
Amanda Fortaleza Brandes de Souza, aluna do colégio Sigma, Asa Sul, obteve o primeiro lugar da categoria Desenho (1ª fase do Ensino Fundamental), explorando o tema A chegada da Família Real ao Brasil.O segundo e o terceiro lugares ficaram com Kelly Dárlen Cardoso Gomes e Amanda Beatriz Braga dos Santos, ambas da Escola Classe Ponte Alta de Cima-Gama.
Na categoria Redação (2ª fase do Ensino Fundamental), a vencedora veio do Educacional Compact do Gama, Caroline Santos Enéas, que pesquisou o tema 1808, a Corte chegou. Lília Gonçalves Lima Ramos, do colégio Integrado Polivalente, Santa Maria, e Paula Djanine Sousa Moraes, Educacional Compact–Gama, ficaram em segundo e terceiros lugares, pela ordem.
O primeiro lugar da categoria Poesia, Silvio Martins de Freitas Aquino, estuda no colégio Ciman, da Octogonal, e abordou o tema A contribuição da Imprensa Nacional (Impressão Régia) para a formação do Estado Nacional.Fabiana Cordeiro da Cunha, segunda classificada, é aluna do Centro de Ensino Médio 1 de São Sebastião. O terceiro lugar ficou para a única premiada de fora de Brasília, Wládia Raianny Melo Queiroz, da Escola Adauto Bezerra, de Fortaleza-Ceará.
Com a realização periódica do Concurso, a Imprensa Nacional pretende incentivar a pesquisa e a produção intelectual sobre a importância da Instituição para o País e para o cidadão, por meio de seus produtos e serviços. Quer mostrar, também, sua importância para a vida cultural brasileira, com suas iniciativas e realizações ao longo de 201 anos de existência ininterrupta. Nesta iniciativa, a Imprensa Nacional conta com a parceria do Banco do Brasil, da Associação Brasileira dos Municípios e da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional.