10 de setembro de 2009 – Os 201 anos de criação da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal editado e impresso no Brasil, foram registrados na tarde desta quinta-feira no saguão do prédio da Imprensa Nacional, quando o Diretor-Geral, Fernando Tolentino, o Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Romário Schettino, e a Presidente da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional, Denise Guerra, descerraram um painel com duas placas de aço comemorativas.
A primeira delas reproduz a capa do número inicial da Gazeta, rodado em 10 de setembro de 1808 na então Impressão Régia, atual Imprensa Nacional. A segunda placa exibe a réplica do decreto original de criação da Impressão Régia, doada recentemente ao acervo do Museu da Imprensa pela Biblioteca Brasiliana José e Guita Mindlin, de propriedade do bibliófilo José Mindlin.
A solenidade encerrou-se no saguão do auditório Dom João VI, com a assinatura do termo de recebimento de uma máquina de composição linotipo, presenteada ao Museu da Imprensa pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. O Diário Oficial da União e o Diário da Justiça também registraram a data com um anúncio que circulou na edição de hoje dos dois jornais.