Servidores comemoraram com muita festa e emoção a aprovação da P.E.C. 483 na Câmara dos Deputados – foto Gilmar de Jesus – ALE
Com 390 votos favoráveis, apenas 8 votos contrários e 3 abstenções, a PEC da Transposição dos servidores do Estado de Rondônia para os quadros da União foi aprovada no início da noite desta quarta-feira (7) no Plenário da Câmara dos Deputados. Logo após o anúncio da vitória de Rondônia na votação, as centenas de servidores que lotaram as galerias da Casa entoaram o Hino de Rondônia entre lágrimas e aplausos. Quebrando protocolos, já que comumente no plenário da Câmara não se pode nem “se dar ao luxo” de usar palmas, os servidores de Rondônia gritaram, pularam, aplaudiram e cantaram, de forma emocionada, o hino Céus de Rondônia, comportamento que foi aprovado pelos deputados federais que igualmente colocaram-se em pé para aplaudir os bravos rondonienses, que mais uma evz lotaram as galerias, para surpresa dos deputados.
Nesse exato momento o Presidente da Câmara, Michel Temer parou a leitura da próxima votação para prestigiar a emoção que tomou conta do Plenário. Era para comemorar o resultado final divulgado por Temer, que deu partida à grande festa dos servidores presentes na galeria superior do plenário: 390 votos favoráveis, enquanto a PEC só precisava de 308 votos à favor para ser aprovada. O governador Ivo Cassol e os deputados estaduais também foram prestigiados pelo presidente Michel Temer que autorizou suas presenças no plenário para acompanhar de perto todos os momentos da histórica votação.
Após a comemoração ainda em plenário os servidores se dirigiram para a rampa do Congresso Nacional e carregaram o Governador Ivo Cassol nos braços cantando também o hino do Estado. Nos corredores da Câmara Federal era só festa! “Os amarelinhos” deixam mais uma vez uma vibrante marca histórica naquela Casa de Leis.
A PEC agora seguirá de volta para o Senado, já que sofreu emendas na Câmara dos Deputados. O presidente do Legislativo de Rondônia, deputado Neodi de Oliveira, garantiu que o apoio aos servidores para formarem nova caravana, bem como a presença e trabalho de corpo-a-corpo dos parlamentares estaduais junto aos senadores terá continuidade.
“Todos nós temos motivos para comemorar, foi feito justiça com o estado de Rondônia e com os servidores. A promulgação da PEC representará uma economia significativa para os cofres do estado e a garantia de melhores salários e aposentadoria para os servidores que ingressarão no quadro federal”, disse Cassol em meio aos servidores.
Fonte: DECOM – Departamento de Comunicação Social