O Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, da Rede Fhemig, passou, na semana passada, pelo processo de recertificação como Hospital de Ensino e foi classificado pelos representantes dos Ministérios da Saúde e Educação como um dos melhores do país. Os representantes avaliaram itens como infraestrutura e gestão adotada pela instituição. O João XXIII recebeu o primeiro certificado como Hospital de Ensino, no ano de 2005. Em 2007, passou por nova avaliação (o processo é de dois em dois anos), sendo novamente certificado.
Foram dois dias de visita para realizar o chek-list elaborado pelos MEC e Ministério da Saúde, balizado em cima da pesquisa, ensino, gestão e assistência. Todo o hospital foi avaliado, documentos examinados, contratos de fornecedores e escalas de trabalho também não deixaram de ser observados pelo grupo designado para certificar se o HPS deveria manter o título.
O diretor do Hospital João XXIII, Antônio Carlos de Barros Martins, disse que foi muito estimulante perceber o reconhecimento dos representantes dos ministérios. “Reconhecer que o esforço da equipe corrobora para uma gestão participativa e nos deixa muito gratos”, ressaltou.
Na avaliação do presidente da Fhemig, Luís Márcio Araújo Ramos, o HPS é um dos maiores e melhores hospitais de trauma do país. É, sem dúvida, referência para Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e todo o Estado, tendo em vista a excelência dos serviços prestados. “A recertificação deixa muito claro que estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais o Hospital João XXIII, um patrimônio da saúde pública em Minas Gerais”, ressaltou.
Equipamentos de ponta e avanços
Em algumas áreas, o HPS recebeu elogios, sendo comparado a um dos mais respeitados do Brasil, o Albert Einstein, em São Paulo. “Gostaria de parabenizar o hospital pelo processo de gestão adotado, as melhorias assistenciais alcançadas e a busca constante pelos resultados”, reforçou a consultora da Coordenação Hospitalar da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Juliana Carrijo, que, ainda, destacou as inovações tecnológicas implantadas no Hospital com equipamentos de ponta, que podem ser comparados a grandes hospitais de referência nacional, como o Albert Einstein.
“A nossa percepção é que o HPS avançou muito na gestão, assistência, ensino e pesquisa, sendo merecedor do título de hospital certificado como Hospital de Ensino. Hoje o HPS cumpre as normas da Portaria 2.400/07 do Ministério da Saúde e Ministério da Educação”, declarou o certificador do Ministério da Educação, Leo Amaro Silveira. Ele ressaltou, ainda, o parque tecnológico com equipamentos de última geração e que o HPS está muito bem aparelhado para cumprir sua missão, que é atender o paciente de alta complexidade.
Helena de Fátima Penalva Gomes, da equipe de certificadores de hospitais de ensino do MEC, que se reuniu com preceptores e comissões internas, observou que o hospital atende a Portaria 2.400/08 no que diz respeito à certificação. Durante reunião com alunos, residentes e professores, obteve respostas satisfatórias sobre a significativa importância do Hospital João XXIII. Os profissionais não negaram que o hospital enfrenta algumas dificuldades, mas que, certamente, escolheriam, novamente, o HPS para realizar as suas residências.
Além de se sentir muito bem acolhida, Helena Gomes destacou a organização, limpeza, equipamentos, boa gestão e excelência no ensino e pesquisa oferecidos pelo hospital. Conta com profissionais envolvidos com a gestão. “Em entrevista com pacientes e acompanhantes, pude verificar a satisfação do usuário do SUS com a assistência prestada pelo hospital e o destaque dado em relação ao acolhimento e a equipe médica.”, revelou Helena Gomes.
Representando a Secretaria de Estado de Saúde, Adonai de Faria Santana acompanhou a equipe na vistoria de certificação do HPS como Hospital de Ensino. Ele ressaltou a capacitação de recursos humanos que a unidade recebeu e os investimentos na reforma da unidade, medidas adotadas pelo Governo do Estado que propiciaram o fortalecimento da assistência prestada ao usuário do SUS.
Vantagens da certificação
Quando uma unidade é certificada como Hospital de Ensino passa a receber do Governo Federal recursos financeiros adicionais para aprimoramento de ações e atividades em desenvolvimento e para garantir a consolidação de programas prioritários de humanização, educação permanente, gestão do trabalho e atenção as urgências e emergências.
A qualificação representa o reconhecimento da unidade como estratégica para o SUS, pela atuação na assistência e gestão médico-hospitalar, na formação e treinamento de recursos humanos e no desenvolvimento de pesquisas e tecnologia em saúde, contribuindo significativamente na formação de profissionais de saúde do país.