Estado e União lançam em Ouro Preto plano de obras para o patrimônio mineiro
O governador Aécio Neves participou ontem, em Ouro Preto, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, do qual o Governo de Minas é parceiro do Governo federal, para promover a recuperação e a revitalização do patrimônio histórico e artístico desses municípios. Em Minas, além de Ouro Preto, serão beneficiadas Belo Horizonte, Diamantina e São João del Rei. Na primeira fase do programa, neste ano, serão atendidos 32 municípios de todo o país, com investimentos de R$ 140 milhões.
“O que queremos em Minas é dar exemplo de mais uma parceria, uma parceria que demonstra a maturidade da vida pública brasileira, onde há o tempo das eleições e há o tempo do trabalho. Felizmente, o tempo do trabalho em conjunto é muito mais longo, é muito mais extenso que o tempo das eleições. Prefiro saudar as parcerias extremamente importantes que aqui têm sido construídas em todas as áreas, muitas delas com a participação do Governo federal e dos municípios. E mais uma vez, nesse ato, o Iphan e a Cemig selam mais uma parceria para que, de forma exemplar, façamos a iluminação subterrânea de toda Ouro Preto e, na seqüência, de outras cidades históricas de Minas”, disse Aécio Neves em seu pronunciamento.
A Cemig já tem rede subterrânea instalada – algumas delas parcialmente – em 17 cidades, como as históricas Ouro Preto, Diamantina, São João del Rei, Tiradentes, Mariana, Serro, Santa Bárbara, Sabará e Santa Luzia. Os outros municípios que contam com o benefício são Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Uberaba, Itajubá, Varginha e Nova Lima.
Em seu pronunciamento, o presidente Lula destacou que recuperar o patrimônio histórico do Brasil” significa recuperar a própria história do País”. Já o ministro da Cultura, Juca Ferreira, ressaltou que o desafio é integrar a preservação do patrimônio com o desenvolvimento das cidades, garantindo qualidade de vida para os moradores e atrativos para os turistas.
Estudantes
Antes da solenidade, o governador, o presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, se reuniram com estudantes do Diretório Central da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para discutir os problemas de déficit de moradias estudantis, bancadas pelo Governo Federal, na cidade. O governador anunciou que o Governo de Minas, por meio da Cohab, em parceria com o Ministério da Educação e a Prefeitura de Ouro Preto, irá construir as moradias. Para Aécio Neves, os estudantes são a melhor marca da cidade, “a cara mais viva e latente da nossa Ouro Preto”.
Também participaram da solenidade prefeitos de cidades históricas de todo o País e ministros de Estado.