Vice-governador expõe plano em execução pelo Governo do Estado
O vice-governador do Estado, professor Antonio Anastasia, apresentou ontem, durante o seminário “BH Copa 2014: Desafios e Oportunidades para Minas Gerais”, o planejamento de responsabilidade do Governo de Minas para que Belo Horizonte esteja preparada para receber os jogos da Copa do Mundo 2014. “Não basta desejarmos, temos que trabalhar firmes para termos, de fato, BH como a melhor sede da Copa 2014. Estamos procurando fazer tudo com base muito científica, essa foi a orientação do governador Aécio Neves, tudo de maneira muito correta, utilizando o que há de melhor no Brasil e no mundo para termos Belo Horizonte como a melhor das sedes”, enfatizou.
Anastasia ressaltou a realização do evento pela Fundação Dom Cabral, “reconhecida internacionalmente como uma das grandes sedes do conhecimento técnico de Minas e do Brasil”. De acordo com ele, o Governo está juntando todas as forças para que se realize em Minas Gerais uma Copa do Mundo 2014 de altíssima qualidade. “E este seminário talvez seja um dos marcos iniciais mais importantes”, disse.
Na apresentação feita pelo vice-governador, foi enfatizada a estratégia de preparação para a Copa 2014 em Belo Horizonte, organizada em três frentes de trabalho: modernização do Mineirão e estádios alternativos, preparação pré-Copa e Operação Copa. Conforme explicou Anastasia, o Mineirão continuará funcionando no primeiro semestre do ano que vem, “parcialmente, mas com plenas condições de receber os jogos do Campeonato Mineiro e, eventualmente, jogos internacionais”. Mas, no segundo semestre, será completamente fechado para a segunda fase da reforma. O custo da obra, reafirmou, somente poderá ser definido com a conclusão do projeto executivo, que deverá estar pronto em abril de 2010.
Arena do Jacaré
As obras de reforma do estádio de Sete Lagoas, a Arena do Jacaré, estarão concluídas no primeiro semestre, e, a partir de setembro/outubro, terão terminadas as obras do Independência, que já estará em condições de receber jogos. Anastasia lembrou que, além da opção por esses dois estádios alternativos, há “algumas alternativas outras no interior do Estado, eventualmente podem ser feitos e marcados também jogos nos estádios de Ipatinga, Uberlândia, Varginha, nas outras cidades grandes do interior de Minas”.
A infraestrutura aérea também foi explicada pelo vice-governador. Para o Aeroporto Tancredo Neves, “o Governo de Minas contratou e pagou uma grande empresa internacional de Cingapura, a maior do mundo em matéria aeroportuária, para elaborar um grande plano, chamado Master Plan, para o Aeroporto Tancredo Neves, o plano é um plano muito ambicioso e foi contratado e pago pelo Governo de Minas e entregue a Infraero, ao governo federal que o recebeu muito bem porque é um plano muito bom, ousado, mas ao mesmo tempo necessário e tenho certeza que a Infraero vai implementá-lo ate 2014”, defendeu.
Na infraestrutura viária, Anastasia lembrou os investimentos do Governo na Linha Verde e na duplicação da Avenida Antônio Carlos.
O seminário foi realizado em parceria da Fundação Dom Cabral com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e teve o objetivo de apresentar, aos gestores públicos, empresários e associações mineiras, as diversas oportunidades de investimento nas áreas de infraestrutura, turismo, comércio e serviços. Além disso, debateu experiências na organização de Copas do Mundo e outros eventos esportivos, com representantes da Alemanha e Inglaterra.