Olimpíadas Escolares Brasileiras: alunos atletas de Rondônia na abertura dos Jogos
Uma grande festa do esporte com atletas olímpicos, alunos e crianças: assim resumiu-se a solenidade de abertura das Olimpíadas Escolares Brasileiras nos Ginásios de Esportes de Londrina e de Maringá, no estado do Paraná, onde 167 alunos atletas de Rondônia estarão disputando com os melhores do país a busca pelas medalhas no judô, basquete, vôlei, handebol, natação, xadrez, futsal e atletismo.
Delegação de Rondônia na solenidade de abertura em Londrina
A primeira solenidade aconteceu às 9:00 horas no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro em Maringá. Em Londrina a festa começou às 16:00 horas com o ginásio Moringão, que tem capacidade para 12.000 pessoas, completamente lotado por alunos e atletas. Cada delegação enviou 12 atletas para a solenidade de abertura, que adentraram à quadra escoltados pelas bandeiras dos estados e plaquetas que eram conduzidas por atletas mirins da Fundação Unopar, berço e principal centro de treinamento da ginástica rítmica do país.
Diversas autoridades estavam presentes, fazendo rápido uso da palavra para saldar os atletas dos 26 estados e do Distrito Federal. A professora Daniela Brunich, representante do Ministério dos Esportes, Edgar Hubner, representante do Comitê Olímpico Brasileiro, a secretária de Educação do Paraná, professora Yvelise Freitas de Souza e o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, que leu uma redação de um aluno da rede municipal de ensino que foi escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional como uma das melhores do mundo sobre o espírito olímpico, quando o aluno citou que “respeito, amizade e esforço estão presentes no esporte e no cotidiano das pessoas que vencem na vida”.
Atletas Olímpicos levam o fogo dos jogos
Como não poderia deixar de ser, o ponto alto da festa foi a acendimento da pira olímpica, além do tradicional desfile dos atletas das 27 delegações. Em Maringá, onde estão sendo disputadas as provas de xadrez, futsal e judô, o acendimento da pira olímpica coube ao atleta Wanderlei Cordeiro, medalhista olímpico em Antenas que é natural de Maringá. Já a solenidade de Londrina, que terá as competições de natação e handebol até a próxima terça-feira, a grande surpresa foi a presença de diversos atletas campeões olímpicos e mundiais que fizeram um revezamento na condução da tocha olímpica.
O fogo que representa os jogos adentrou ao ginásio conduzido pelo atleta Gustavo Borges, da natação, que a passou ao canoísta Sebastian Kuatrin, que entregou ao mesatenista Hugo Hoyama, que por sua vez passou ao ex-jogador do Flamengo e da seleção Marinho, que entregou à ginasta Daniele Hipólito que finalizou entregando à lutadora de Tae-Ken-Do Renata Falavinha, medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim e campeã mundial, que acendeu a pira. Detalhe é que todos os atletas olímpicos que participaram da solenidade um dia também estavam nas Olimpíadas Escolares, e se emocionaram em voltar às origens.
Os atores globais do seriado Malhação, Bianca Bin e Daniel Dalcin, ex-atletas das Olimpíadas pelo estado do Rio de Janeiro, saudaram os atletas, que ao final da solenidade receberam e abraçaram a bandeira olímpica dos jogos de 2016 no centro da quadra, numa solenidade emocionante.
Finalizando, atletas da equipe de Ginástica Rítmica do Brasil fizeram uma apresentação em conjunto com as alunas mirins do Centro de Excelência de Ginástica, sediado em Londrina, onde treina a seleção brasileira.
Após a solenidade os atletas e o público prestigiou uma partida de handebol masculino da Liga Nacional entre as equipes da Unopar Londrina e São Caetano, atual campeão paulista e dos Jogos Abertos do Interior daquele estado.
As competições começam oficialmente na manhã desta sexta-feira para os mais de 4.100 participantes, neste que são os maiores jogos já promovidos no país. Serão mais de 5.000 pessoas envolvidas, 100.000 refeições a serem servidas para alunos de 985 escolas de 283 municípios de todos os estados que até o próximo dia 15 estarão em busca das medalhas.
Em Maringá os atletas do judô e do futsal já disputam suas primeiras lutas e jogam pela manhã desta sexta-feira (6). Em Londrina a equipe de Handebol Masculino da Escola Estadual Álvares de Azevedo, de Vilhena, entra em quadra ás 9:15 da manhã para enfrentar a equipe do Colégio La Salle, do Distrito Federal. No sábado de manhã enfrentam o Colégio Dinâmico, do Sergipe, e no domingo, no mesmo horário, a Escola Miguel de Servantes, do Amazonas.
Já a equipe feminina, representada pelas alunas atletas do Colégio Irmã Maria Celeste, de Guajará-Mirim, enfrentam as campeãs paranaenses do Colégio Marista, de Londrina. Em seguida jogam contra o Colégio João XXIII, do Tocantins, no sábado às 15:45 horas, e no domingo a Escola Aquarela, do Amapá, no mesmo horário. As provas de natação começam na tarde desta sexta-feira, a partir das 16:00 horas, no Londrina Country Club, com as provas classificatórias. As semifinais serão disputadas no sábado e as finais no domingo.
Na foto abaixo momento da abertura das Olimpíadas em Maringá.
Fonte: DECOM – Departamento de Comunicação Social