BELO HORIZONTE (28/04/10) – Diretores da Stola Spa e Stola do Brasil, uma das principais fornecedoras de carrocerias e peças da Fiat Automóveis, apresentaram ao governador Antonio Anastasia o novo plano de expansão de sua fábrica em Belo Horizonte. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (28), durante visita de cortesia realizada no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.
A estimativa para o novo investimento é de R$ 180 milhões, parte dos quais, de acordo com o administrador-geral da Stola do Brasil, Enrico Negri, a empresa deverá buscar financiamento dos bancos de fomento brasileiros – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com a expansão da fábrica, a empresa, segundo ele, deverá gerar mais de 500 novos empregos diretos.
O Governo de Minas promove o desenvolvimento econômico do Estado investindo em infraestrutura física e social, buscando a atratividade das empresas para a geração de riqueza e empregos de qualidade. Os projetos visam desde a melhoria dos serviços de saúde, educação, segurança pública e transportes, até a capacitação de mão de obra, acesso às modernas tecnologias e desburocratização dos processos de instalação de empresas.
Participaram do encontro o presidente do Conselho de Administração da Stola Spa, Roberto Ginatta; o administrador-geral da Stola no Brasil, Enrico Negri; o diretor da Stola Itália, Ricardo Bussolati; o diretor Stola Spa, Stefano Bustreo; o diretor Engineering, Giuseppe Facchin; o diretor industrial da empresa o Brasil, Célio de Castro Neto; o diretor de relações industriais, Marcos Pacheco; e o diretor administrativo e financeiro, Tadeu Renattini.
Stola do Brasil
Em 1998, a Stola se instalou em Minas atraída pelo programa de mineirização da Fiat, em parceria com o Governo de Minas, que consistia na atração de fornecedores da montadora para se instalar nas proximidades da fábrica de Betim.
É a segunda maior indústria de Belo Horizonte, a primeira é a Mannesmann, e ocupa área de 220 mil m². Ela fornece peças e carrocerias montadas para as picapes Strada e Fiorino, Doblò e para o monovolume Idea. A Stola produz diariamente 700 carrocerias para esses veículos. A fábrica funciona em três turnos e consome diariamente 250 toneladas de aço. O faturamento anual da empresa é da ordem de R$ 200 milhões.
Fonte: Agência Minas – Notícias do Governo do Estado de Minas Gerais