Em solenidade no Centro de Ensino Técnico da Academia de Polícia Militar, o governador Antonio Anastasia entregou ontem 538 viaturas, entre automóveis e motocicletas, e novos armamentos para a PM de Minas. As novas viaturas reforçarão o policiamento em 115 municípios, sendo que em alguns deles já foram instaladas as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), unidades sob responsabilidade compartilhada entre as polícias Militar e Civil. Os veículos também intensificarão o patrulhamento nas rodovias que cortam o Estado e o combate aos crimes ambientais.
Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na área de segurança pública, em especial para renovar a frota de veículos das corporações. De 2003 a 2009, o Governo do Estado mais que dobrou o número de viaturas policiais em todo o Estado. Há sete anos, Minas contava com 7.068 viaturas para atender as forças de segurança em todo o Estado. Atualmente, o Estado dispõe de 18 mil viaturas. Além disso, houve a implantação do sistema de manutenção terceirizada, para garantir maior disponibilidade dos carros nas ruas. “Em 2003, tínhamos 7 mil viaturas. Agora, são mais de 18 mil. Tínhamos, na Polícia Militar e na Polícia Civil, cerca de 50 mil homens, e hoje temos mais de 60 mil. São números que demonstram, também com o aumento da nossa capacidade penitenciária de 5 mil para 26 mil vagas, os investimentos expressivos que o Estado vem realizando em segurança pública”, disse o governador em entrevista.
Valorização
Nos últimos sete anos, o Governo de Minas destinou R$ 27,2 bilhões à área de segurança pública. Segundo o governador, os recursos estão sendo aplicados na melhoria das condições de trabalho das corporações e na qualificação de homens e mulheres que integram as forças de segurança. Ao lado do secretário de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato, o governador lembrou que a política de ação integrada implantada em Minas é considerada modelo pelo governo federal. “Esses investimentos se dão na área da logística, na área da ação integrada das polícias, no novo método de inteligência e, ao mesmo tempo, na valorização do profissional. A Polícia Militar de Minas tem oficiais e praças da mais alta qualidade. Então, é importante continuarmos valorizando sempre a corporação”, disse ele.
Fonte: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais