Durante a 45ª reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais-Abio em Brasília, prevista para os dias 19, 20 e 21 do próximo mês de agosto, o Museu da Imprensa abrirá uma exposição com as primeiras páginas das edições inaugurais dos Diários Oficiais dos Estados brasileiros. Para tanto, a Imprensa Nacional já solicitou aos estados o envio de cópias digitalizadas daquelas edições históricas para adiantar a montagem de mais uma mostra direcionada à memória da imprensa brasileira.
A reprodução dessas capas inaugurais será a quarta exposição temática do Museu da Imprensa nos últimos seis anos. A primeira veio em 2004, sob o título de DIRETAS JÁ, para resgatar a cobertura jornalística daquele momento histórico na passagem dos seus vinte anos, pela ótica de veículos impressos e arquivos audiovisuais de canais de televisão.
Em 2008, quando completaram-se quarenta anos do momento culminante do movimento estudantil brasileiro contra a ditadura, o Museu montou a exposição 68 — DO CALABOUÇO AO AI-5, a partir de réplicas de capas dos jornais brasileiros que contribuíram para manter viva a memória daqueles tempos revolucionários, concluindo-se a mostra com a edição do Diário Oficial da União em que foi publicado o Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968.
Agora em 2010, as comemorações dos cinquenta anos de transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília mereceram a atenção do Museu, que atraiu seus visitantes para a exposição BRASÍLIA NA PRIMEIRA PÁGINA, na qual pode-se ver como cinquenta periódicos brasileiros — e alguns internacionais —destacaram a inauguração da nova capital. Desta mostra também consta a primeira edição do Diário Oficial da União rodado em Brasília.
De antemão, a Imprensa Nacional adianta que no próximo 10 de setembro deste ano, quando completam-se 203 anos do Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil, o Museu da Imprensa ampliará a mostra dos Diários Oficiais com a agregação das primeiras páginas de estreia de jornais brasileiros que dispuserem-se a colaborar.