A partir de hoje (21/7), quem utiliza boleto bancário para publicar matérias na Seção 3 do Diário Oficial da União-DOU não precisa se deslocar até a Imprensa Nacional para comprovar o pagamento do ato a ser divulgado ou correr o risco de não enviar a tempo o comprovante via fax, nem tampouco se prender ao horário de fechamento dos bancos. A compra de crédito de publicação permite que os clientes estimem seus custos com o DOU e gerem seus próprios boletos com os valores para a semana, por exemplo. Semelhante ao conceito “pré-pago”, o novo modelo permite a aquisição antecipada de créditos para utilização em publicações futuras, evitando transtornos na comprovação de pagamento de matérias.
Os valores utilizados, também gerados eletronicamente, serão de imediato abatidos do crédito adquirido à medida que as matérias forem transmitidas para publicação, respeitado o horário de recebimento, que vai até as 18h, e cujo pagamento pode ter ocorrido no próprio escritório do cliente. O serviço permite, também, reaproveitar créditos provenientes de matérias pagas à vista e, eventualmente, não publicadas. Neste caso, agora o próprio cliente pode suspender a publicação de sua matéria, reaver o crédito, corrigi-la e novamente enviá-la para a edição desejada, sem qualquer intervenção da IN.
Inovação cria comodidade para as agências e desonera setores de atendimento da Casa
Principais beneficiários da novidade, as agências de publicidade transmitem dezenas de ofícios eletrônicos por dia, contendo matérias de terceiros para publicação no DOU. Para cada ofício, o sistema emite um boleto, cujo pagamento deve ser comprovado via fax, para garantir a publicação no prazo previsto. O processo cria um horário crítico, entre 17 e 19 horas, devido à quantidade de fax enviados e ligações telefônicas.
A novidade cria uma alternativa àqueles que planejam suas publicações a partir de uma estimativa diária ou semanal de custo, evitando o tumulto das comprovações de pagamento no horário de pico e, o que é pior, o risco de não ter a matéria publicada no prazo por congestionamento no fax.
Nilton César Martins, proprietário da Nilton César Martins Comunicações, agência que atua na Imprensa Nacional há 14 anos com publicação de matérias, considera excelente o projeto, pela agilidade adquirida em todo sistema. Ele esteve na reunião de 19/7 promovida pela Imprensa Nacional para apresentação do novo serviço. “Agora eu imprimo o boleto bancário de qualquer lugar do Brasil e mesmo do meu escritório posso publicar a matéria. Antes, eu ia ao banco umas três ou quatro vezes por dia. O novo procedimento vai me poupar muito tempo”.
Outro cliente presente à reunião, Renato Luiz do Nascimento representa a agência AC Araújo, de Cuiabá, que publica editais de licitação de prefeituras, também aprovou o serviço. “A compra de crédito superou minhas expectativas. No sistema anterior, já perdi prazo porque não consegui passar o comprovante de pagamento via fax, mesmo tendo pago e enviado a matéria. Como represento uma agência de Mato Grosso tenho uma hora a menos em função do fuso horário. Já elogiei a compra de crédito para outras agências. Excelente”!
Pelo telefone 0800 725 6787, a Imprensa Nacional conversa sobre este assunto.