A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) firmou um convênio com Ministério da Justiça para aquisição de gabinetes odontológicos para as unidades prisionais. A iniciativa tem por objetivo proporcionar aos internos do sistema prisional um tratamento dentário que atenda as suas necessidades.
A equipe do setor odontológico do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) conta com cirurgiã dentista e atendente. O atendimento aos internos acontece de segunda a sexta com a realização de procedimentos clínicos (exodontia, periodontia e restaurações) e trabalho preventivo com os internos. Os gabinetes odontológicos não são restritos ao HCTP, estão presentes também nos outros presídios oferecendo tratamento em igualdade de condições a todos.
“Antes todo atendimento era realizado no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico e agora através de escalas estamos disponibilizando nossos profissionais para que possam realizar o atendimento na própria unidade”, afirmou o diretor do Hospital de Custódia, Thiago Rodrigues, ressaltando a importância da aquisição do equipamento para tratamento dos internos. Ele também informou que está realizando escalas com os profissionais odontólogos do Hospital de Custódia para o atendimento nas unidades prisionais.
Os seis gabinetes adquiridos já foram instalados no HCTP, Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), novo Presídio Feminino, Presídio Regional Manuel Barbosa de Souza (Premabas), Centro de Reintegração Social de Areia Branca (PEAB) e Presídio Regional Senador Leite Neto (Preslen).