“Os Ícones de um Terremoto” é o sétimo livro produzido pela Editora Diário Oficial. Escrito pelo já falecido jornalista e militante de esquerda, Paulo Barbosa, a obra tem como foco a ditadura militar em Sergipe e será lançado no Rio de Janeiro, no dia 23 deste mês, na abertura do I Seminário Internacional Sobre Acervo a Informação e Direitos Humanos.
Para o gerente da Editora Diário Oficial, Antônio Bittencourt, o grande diferencial deste livro de Paulo Barbosa é que trata-se de uma obra escrita por um militante que vivenciou a época. “Temos outras obras no estado Sergipano feitas por historiadores que contam como foi a ditadura aqui no Estado, mas Paulo esteve presente e relata com clareza fatos importantes de quem foi preso e sofreu repreensões na ditadura” , salientou Bittencourt.
O livro faz um panorama da ditadura em alguns países na América Latina, no Brasil para enfim, adentrar-se no estado de Sergipe. Relata a resistência da ditadura nas prisões, as torturas e a própria experiência vivida pelo autor. Paulo Barbosa dá uma atenção especial a Operação Cajueiro, ocorrida aqui em Sergipe no ano de 1976, onde mais de uma dezena de militantes do partido comunista foram presos, torturados e alguns deles enquadrados na Lei de Segurança Nacional.
Foram produzidos 1000 livros e o primeiro exemplar foi entregue por Bittencourt ao Diretor Industrial da Segrase, Mílton Alves. Após o lançamento no Rio de Janeiro, haverá também em Aracaju o lançamento da obra que ainda não tem data definida.
Lançamento – A obra será lançada primeiramente no Rio de Janeiro.“ Os Ícones de um Terremoto” surgiu como a chancela do projeto Memórias Reveladas, conduzido pela Casa Civil da Presidência da República, dando ao livro um caráter nacional com a possibilidade de difundir e ampliar as informações da história ocorrida em Sergipe no país.
O lançamento acontecerá no dia 23 deste mês no I Seminário Internacional sobre Acesso e Informação e Direitos Humanos, na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, promovido pelo Arquivo Nacional.