Foi com muita emoção que Osa Maria Machado de Araújo, viúva de Paulo Barbosa, autor do livro “Os Ícones de um Terremoto”, recebeu o exemplar da obra que foi produzida pela Editora Diário Oficial, entregue pelo Diretor-presidente da Segrase Luiz Eduardo Oliva e o gerente da Editora Diário Oficial, Antônio Bittencourt. Segundo ela, ver o produto final da obra escrita pelo seu marido já falecido a deixou muito emocionada. “Ver de perto a obra de Paulo estar sendo concretizada me deixa muito feliz e orgulhosa, afinal, o livro representa a verdadeira história da repressão de 64 no Brasil e em Sergipe protagonizada por ele nessa época”, disse.
Para o Diretor-presidente da Segrase, Luiz Eduardo Oliva com o lançamento do livro, inaugura-se uma nova etapa nos lançamentos da Editora Diário Oficial, pois este é o primeiro livro da editora pública sergipana com repercussão nacional, inclusive, com lançamento no Rio de Janeiro no próximo dia 23, durante o I Seminário Internacional sobre Acesso e Informação e Direitos Humanos, na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, promovido pelo Arquivo Nacional.
“Particularmente para nós que fazemos a Editora Diário Oficial, há um significado todo especial. Inicialmente porque se trata de uma obra dos mais expressivos jornalistas sergipanos, Paulo Barbosa, que esteve na trincheira pelo retorno à democracia no Brasil e vivenciou aqueles momentos da Ditadura Militar, inclusive, tendo sido perseguido e preso justamente porque almejava um país livre, democrático. E também porque é um referencial para a nação, recuperando este peculiar momento da história sergipana e brasileira. Deve-se para a concretização desta edição o fundamental empenho da família do autor, sobretudo a sua viúva, Osa Machado de Araújo e toda equipe da Editora Diário Oficial que desenvolveu um belíssimo trabalho gráfico compatível com o conteúdo do livro”, salientou Oliva.
Na ocasião também estiveram presentes George Machado de Araújo e Paulo Guilherme de Araújo, filho e o neto do autor, respectivamente, além do coordenador de Distribuição da Editora, Tidê e o Designer Gráfico Marcos Nascimento.
“Os Ícones de um Terremoto” é a sétima obra produzida pela Editora Diário Oficial que recebe a chancela do projeto Memórias Reveladas, conduzido pela Casa Civil da Presidência da República.