A partir desta sexta-feira, 13/5, os usuários dos serviços da Imprensa Nacional terão acesso à Carta de Serviços e ao novo portal eletrônico, dentro da programação comemorativa do aniversário de 203 anos da Instituição, criada em 13 de maio de 1808 para oferecer à sociedade a transparência dos atos do Estado brasileiro.
A Carta de Serviços ao Cidadão é uma iniciativa do Governo Federal com foco na melhoria da qualidade de atendimento prestado ao cidadão, instituída pelo Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009, para informar os serviços prestados pelo Órgão, bem como as formas de acesso e os respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.
No endereço www.in.gov.br o novo portal estará totalmente reformulado, com benefícios de pesquisa do Diário Oficial da União-DOU do dia e pesquisa avançada na tela principal, sem a necessidade de o internauta precisar abrir outras páginas para concluir sua busca. Os serviços da Casa foram organizados em um único menu, no qual se acessa, por exemplo, o Aviso de Publicação, pelo qual usuários cadastrados são informados via endereço eletrônico que o DOU publicou matérias de seu interesse. A Carta de Serviços ocupa local destacado no topo da página.
Além dessas duas novidades, será lançada a décima quarta edição do concurso nacional Museu da Imprensa de Desenho, Redação, Poesia e Monografia, iniciativa que, ano após ano, atrai um número crescente de estudantes de instituições de ensino de todo o País. Haverá, ainda, uma homenagem aos afrodescendentes, que em 2011 festejam o seu ano internacional, instituído pela Organização das Nações Unidas.
Outro ponto de destaque da data será a doação ao Museu da Imprensa, que completa 29 anos neste 13 de maio, de um antigo prelo, que, assim, terá seu acervo de 500 peças e documentos enriquecido. Esta rudimentar impressora, chamada também de tórculo, é de origem francesa e foi fabricada há mais de 200 anos, segundo especialistas em tipografia. A doação é de um empresário do ramo gráfico.
Em seus 203 anos de atividade contínua, a Imprensa Nacional – criada pelo príncipe regente D. João – ostenta uma singular história de serviços ao País, tanto em sua missão de registrar diariamente a vida administrativa do Brasil pelo Diário Oficial da União, como por ser órgão de substantiva importância no plano cultural. Foi a Imprensa Nacional que fez surgir a imprensa no Brasil, exatamente em 13 de maio de 1808, bem como fez nascer o primeiro jornal impresso no país, a “Gazeta do Rio de Janeiro”, em 10 de setembro de 1808.