Também na manhã do primeiro dia da 25ª Reunião das Imprensas Oficiais – Abio, foi abordada a questão da aposentadoria e da necessária preparação para a entrada, com dignidade, nesta fase da vida.
Como explicou Fernando Tolentino, dos 293 funcionários da Imprensa Nacional, no Distrito Federal, somente três deles têm menos de 41 anos: “um tem 39 anos e dois têm 40”.
Para Meiry Paiva de Freitas, coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, “o Programa de Preparação para a Aposentadoria -PPA está fundamentado na Política Nacional do Idoso, com amparo na Constituição, que prevê que o trabalhador deve ter um ano de antecedência para se preparar e se conscientizar sobre a aposentadoria”.
Segundo pesquisas feitas, se não houver preparo prévio, os aposentados tendem a morrer em um período de quatro a cinco anos após se afastarem de suas funções profissionais. Assim, o PPA oferece momentos para reconhecimento de sentimentos e de cidadania, além de oficinas de auto-estima, auto-conhecimento e saúde, entre outros.
Com a grande demonstração de interesse por parte dos presentes à Reunião, Fernando Tolentino sugeriu, então, que se fizesse um encontro, com data a ser marcada, sobre o tema.