Com a participação de representantes de 16 estados brasileiros, a 59ª Reunião da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais (Abio) tem sequência nesta sexta-feira (01) após a cerimônia de abertura realizada na manhã de ontem. O evento é realizado no Best Western Premier Hotel (antigo Hotel Radisson) e tem como tema Transparência e o Processo Eletrônico no Diário Oficial.
No primeiro dia, a solenidade contou com a participação de autoridades do Governo de Alagoas, como o secretário executivo de Planejamento e Gestão, Genivaldo Silva, e a secretária de Infraestrutura, Aparecida Machado, além de técnicos, assessores e gestores das imprensas oficiais de todo o país.
"As imprensas oficiais do Nordeste são extremamente atuantes e unidas. No corpo da Abio, temos o secretário-geral Marcos Kummer, que é daqui de Alagoas e nos ajuda muito. O trabalho de bastidores é muito grande. Não é só publicar. É proteger. Há lobbies contrários e ferrenhos tentando destruir isso que a sociedade tem há seculos", revelou Luiz Gonzaga, presidente da Abio e da Empresa Gráfica da Bahia (Egba).
Fundada em 1943, a Abio congrega atualmente instituições de 23 estados. O encontro que ocorre na capital alagoana reúne representantes de 11 federações e o presidente da Imprensa Nacional, José Vivaldo Souza, cuja volta para a associação foi a primeira pauta da reunião.
Transparência
Na solenidade de abertura, o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Marcos Kummer, destacou a importância de Maceió ter sido escolhida para sediar o evento e discorreu sobre a relevância dos diários oficiais. "Quando se fala em imprensas oficiais, em diários oficiais, fala-se de transparência e do princípio da legalidade e da publicidade dos atos governamentais. Sem isso, os cidadãos não conheceriam a publicação dos governantes".
O anfitrião reiterou a pertinência dos diários oficiais para a sociedade e lembrou que eles cresceram ao longo do tempo e passaram a exercer o papel de editoras, gráficas, gestores de documentos e certificadores digitais. "Quando discutimos os processos que envolvem as imprensas oficiais, estamos ao mesmo tempo discutindo o Brasil, discutindo legalidade e transparência", acrescentou.
Para Maurício Fernandes Pereira, presidente da Imprensa Oficial e Arquivo Público de Santa Catarina, a essência das imprensas oficiais está no diário oficial. "Por mais que nós tenhamos editora e, no caso da nossa imprensa oficial, temos o Arquivo Público, o cerne da imprensa oficial está na publicação dos atos oficiais", reforça.
Sobre o encontro da Abio, ele acrescenta que o evento proporciona a troca de experiência e exemplifica: "Uma coisa óbvia para uma imprensa é uma novidade para outra. Por exemplo, a revista Graciliano está sendo uma grande inspiração para criarmos a nossa revista", apontou. "Eu recebo constantemente a revista Graciliano. Eu folheio, leio e releio e acho magnífica. Um belo dia eu disse: 'Vamos fazer uma também'. E aí, a nossa revista está sendo inspirada pela de Alagoas".
Apresentações
Após o discurso de abertura do presidente da Abio, o representante da Imprensa Nacional apresentou um painel sobre inovações na gestão do órgão ligado ao governo federal, além de reforçar a intenção de retornar ao quadro da associação.
Já a Imprensa Oficial Graciliano Ramos participou em dois momentos distintos. Primeiro, o diretor-presidente, Marcos Kummer, e o coordenador de Tecnologia da Informação, José Alexandre, apresentaram o mecanismo de compras chamado de Licita. A ferramenta foi desenvolvida para garantir a transparência e lisura do processo de licitação que contempla as diversificadas demandas da companhia gráfica e editorial.
Após um debate geral sobre o Projeto de Lei 1.442/2015, que torna obrigatória a publicação de atos oficiais em jornais privados e facultativa nos diários oficiais, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos voltou à cena pela fala do coordenador editorial Célio Gomes e do jornalista Fernando Coelho, que apresentaram a revista Graciliano e os títulos lançados pela editora.
Na manhã desta sexta, o evento tem continuidade com apresentações de painéis e palestras, além de uma visita dos participantes à sede e ao parque gráfico da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.