Relatos e histórias de ex-alunas do antigo Orfanato de São Cristóvão e da Escola Imaculada Conceição estão presentes em nova obra lançada pela Editora do Diário Oficial de Sergipe – Edise. O livro é de autoria da doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josineide Siqueira de Santana e tem como base a sua dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), em abril de 2011. A obra será lançada no dia 23 de agosto, às 18h, no Museu da Gente Sergipana.
Intitulada “Casa de Meninas: práticas educativas no Orfanato de São Cristóvão e na Escola da Imaculada Conceição”, a obra registra e analisa como eram as técnicas utilizadas para educação feminina no âmbito da orfandade. O marco temporal é definido entre os anos de 1922, ano da chegada das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus a Sergipe, e 1969, ano em que o Orfanato de São Cristóvão muda de nome e passa a se chamar “Lar da Imaculada Conceição”.
A obra conta com uma linguagem poética, densidade teórica e riqueza de fontes que possibilitam assim um mergulho aprofundado na história destas meninas que tiveram uma cultura escolar extremamente religiosa, e foram educadas “entre bordados, cadernos e orações”.
Segundo Josineide, entre ex-alunas, ex-diretoras e ex-professoras, foram ao todo mais de dez entrevistadas, sendo que, “muitas tiveram dificuldade para relatar suas histórias, não por sentirem vergonha por terem passado pelo local, mas pelas lembranças da forma que chegaram àquele ambiente”, explica a autora.
Josineide Siqueira de Santana
É doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e graduada em Licenciatura Plena em História pela mesma universidade. É Especialista em Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França (FSFL) e atualmente é professora titular da Secretaria de Estado da Educação (SEED).