O Diretor-geral da Imprensa Nacional, Pedro Bertone, recebeu no último dia 09, uma comitiva da Imprensa Oficial do Estado do Pará, integrada pelo seu presidente, Jorge Luiz Panzera; o chefe de Gabinete, Sidiclei Barros Miranda; e o diretor Administrativo e Financeiro, Robson Jorge dos Santos Marques. Bertone agradeceu a visita da equipe de dirigentes paraenses e, na oportunidade, informou que, após 19 anos ligada à Casa Civil da Presidência, a IN, no fim do mês de junho, passou a ser subordinada à Secretaria-Geral da Presidência.
Ao fazer uma explanação geral sobre os trabalhos desenvolvidos pela Imprensa Nacional nos últimos anos e os projetos em fase de implantação na atual administração, o Diretor-geral ressaltou a implantação e o aperfeiçoamento do Novo Portal que ganhou um novo layout, mais rapidez nas consultas feitas pelos clientes e novas informações gerais na divulgação das publicações oficiais.
Falou sobre o andamento e a implantação de doze projetos em curso do Planejamento Estratégico, edição 2017-2019, as novas diretrizes voltadas ao aparelhamento e modernização do Parque Gráfico, bem como as conquistas e novos serviços gráficos realizados pela Casa que atendem às demandas do Governo Federal e seus diversos órgãos. Citou a impressão da revista da Turma da Mônica com uma tiragem de 2,8 milhões de exemplares, da Controladoria-Geral da União, que serão distribuídos nas escolas públicas do País.
Além de responder questões de ordem administrativa, gestão e orçamento, dos técnicos da Imprensa Oficial do Pará, Pedro Bertone trocou ideias, ouviu sugestões e recebeu explicações acerca do funcionamento daquela instituição, hoje uma autarquia com orçamento próprio para custear suas despesas de funcionamento.
Também debateram a respeito das mudanças na legislação nacional que afetarão o funcionamento das imprensas oficiais, como a Lei nº 13.818, de 24 de abril de 2019, que alterou a Lei nº 6.404/1976. A modificação, que entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022, exclui a obrigação de veiculação das publicações das Sociedades Anônimas nos órgãos oficiais dos Estados e do Distrito Federal em que estejam as empresas sediadas. Da mesma forma, trataram do projeto de Lei em tramitação no Congresso que modifica a Lei nº 8.666/1993 em relação à obrigatoriedade de publicação dos editais de compras e licitações nas imprensas oficiais, entre outras questões.
Após a reunião com o Diretor-geral, a comitiva visitou o Parque Gráfico, na companhia do coordenador da Copro, Eimar Bazílio, onde conheceram a Impressão digital a Impressão plana, a Rotativa e o Acabamento. Estiveram também na Coged, na presença de seu coordenador, Alexandre Machado.
Acompanharam a reunião os seguintes coordenadores e assessores: Amarildo Baesso, (Corad); Cristovão de Melo, (Ascom); Débora Nogueira, chefe de Gabinete; Marlei Vitorino, (Corex); Helder Kleist, (Coejo); Eimar Bazilio, (Copro); Alexandre Machado (Coged).