Teve início hoje (12), a 67ª Reunião da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais (ABIO), realizada em Vitória, no Espírito Santo. Até sábado (14), representantes das Imprensas Oficias de 15 estados brasileiros estarão reunidos para estudar, discutir, e propor soluções para as pautas que envolvem as empresas.
Na abertura do evento, o presidente da Abio e diretor-presidente da Imprensa Oficial de São Paulo, Nourival Pantano Júnior, falou sobre a preocupação coletiva da Associação: “As Imprensas Oficiais são mais do que o Diário Oficial, mas este produto tem uma importância fundamental para a sociedade pois garante a perpetuação das informações e a veracidade dos dados. A modernização deste trabalho garante a continuidade das organizações”.
A diretora-presidente do Departamento de Imprensa Oficial do Estado do Espírito Santo (DIO-ES), Madalena Santana Gomes, trouxe para o evento a vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, e diretores de outras instituições públicas, para além de conhecer experiências de outros estados, encontrar soluções para os problemas enfrentados. “Numa era de fake news, torna-se mais importante o papel das Imprensas Oficiais, instituições que trabalham as informações com seriedade, ética, moral e transparência”, disse a vice-governadora.
O subsecretário de Administração Geral do Governo do Espírito Santo, Erico Sangiorgio, também defendeu o Diário Oficial: “O DO é uma ferramenta eficiente. Temos desenhado nova solução como centro de disponibilização de informações, além da guarda. A troca de experiências entre os estados permite que novos projetos sejam mais eficientes”.
As atividades seguem hoje até o final da tarde, incluindo painéis e palestras dos representantes das Imprensas Oficiais presentes no evento.