O dia 13 de maio marcou uma data simbólica para a Associação Brasileira das Imprensas Oficiais (ABIO), que completou 77 anos de existência, com uma história baseada em solidez, preservação de dados públicos, sinergia entre estados e muitos desafios de inovação e flexibilização tecnológicas.
O mundo vive uma pandemia que nos trouxe a relevância do compartilhamento de informações de credibilidade, e o destaque do serviço essencial prestado pelos Diários Oficiais, na divulgação das decisões governamentais. Este é um dos principais pilares da Abio, que ao longo de mais de sete décadas se inova para manter vivo os Diários Oficiais, mais importante fonte de informação referentes ao governo que possam servir de interesse para a população de um Estado ou do País.
Em um mundo cada vez mais conectado, com pessoas vivendo em isolamento social, pilares como transparência e credibilidade ganharam ainda mais peso. As Imprensas Oficiais têm se mobilizado para conciliar a confiabilidade de instituições sólidas com os estímulos da inovação, muitas vezes deixando de lado a impressão do tradicional Diário Oficial para torná-lo online e de mais fácil acesso a todos. É o caso da Imprensa Nacional, que também celebrou ontem (13) o seu aniversário de 212 anos, empresa bicentenária, fonte de informação nacional, que com modernidade dá visibilidade aos atos públicos e mudanças do país.