O presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO) e diretor-geral da Imprensa Nacional Fernando Tolentino de Sousa Vieira recebeu hoje os presidentes da Associação Transparência Municipal (ATM) e da Associação Brasileira de Municípios (ABM), respectivamente Paulo Sérgio Silva e Luiz Alberto Muniz, que estiveram acompanhados de dez assessores destas organizações. No encontro, a ATM e a ABM apresentaram uma proposta de parceria com a ABIO para implementação de uma política pública de transparência administrativa para os municípios brasileiros.
A proposta (resultado de uma parceria da ATM com a ABM) de consultoria e assessoria, diz respeito a participação da ABIO e das imprensas oficiais de todo o país na promoção de uma política de transparência na gestão dos municípios, projeto que envolve a criação de uma rede integrada de informações e notícias de interesse público. O presidente da ATM, Paulo Sérgio Silva, explicou ao presidente da ABIO que a proposta tem como objetivo colocar por meio eletrônico informações públicas à disposição da sociedade. “Isto é: promover o controle social”. Ressaltou pontos dessa transparência, como a garantia para os cidadãos do direito de acessarem informações de interesse particular, ou coletivo, registros administrativos e de informações sobre atos de governo. Outro alcance do projeto é o combate à corrupção.
O presidente da ABIO e dirigente da Imprensa Nacional disse aos participantes do encontro que achou o projeto muito interessante, mas fez uma ressalva quanto a exclusividade nele do meio eletrônico: “mídia eletrônica e mídia impressa se complementam e se exigem”. Fernando Tolentino acentuou que “estamos sensíveis a um debate sobre o projeto” e convidou os dirigentes a apresentá-lo na próxima reunião da ABIO, marcada para os dias 9 e 10 do próximo mês, a ser realizada em Belém para homenagear os 120 anos da Imprensa Oficial do Pará. O convite foi imediatamente aceito.
Fernando Tolentino aproveitou a ocasião para dizer que a ABIO passa por uma profunda transformação, como resultado de uma evolução “muito grande em relação à gestão anterior”. A entidade, explicou, está se reposicionando, “e nesse movimento ganham representatividade as imprensas oficiais de porte médio”. “A atual diretoria inicia o mandato com uma postura diferenciada. De uma condução monocrática, passamos para um momento participativo, no qual há pluralidade de vozes”.