Em sua rápida passagem por Rondônia nesta quinta-feira, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, acompanhado dos ministros Edson Lobão, das Minas e Energia, Carlos Luppi, do Trabalho, Márcio Fortes, das Cidades, Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, e Franklin Martins, da secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, além dos senadores Expedito Júnior, Luiz Carlos Raupp e Fátima Cleide, foi recepcionado pelo governador Ivo Cassol durante sua visita às obras das usinas de Jirau e Santo Antonio, e ao Projeto Acreditar, desenvolvido pela Odebrecht em parceria com o Governo de Rondônia, SESI e Uniron para a formação de mão de obra para trabalhar nas usinas (operadores de máquinas, motoristas de caminhões, mecânicos, armadores, carpinteiros e outros).
Presidente Lula e governador Cassol descerram placa na visita a usina de jIRAU
Lula e comitiva desembarcaram em Porto Velho às 9:45 horas e seguiu direto para o canteiro de obras de Jirau, distante cerca de 120 quilômetros da capital, onde percorreu o local onde está sendo construída a represa, lançou a pedra fundamental e falou aos operários.
De Jirau o presidente e seguiram para o canteiro de Santo Antônio, onde igualmente conheceu o local da represa e assistiu a um vídeo que mostrou como a usina está sendo construída. Estava marcada uma solenidade com a presença de autoridades e convidados, que acabou não acontecendo para que a agenda presidencial não sofresse atrasos, uma vez que o retorno a Brasília estava marcado para o final da tarde desta quinta-feira. O almoço com as autoridades também foi cancelado pelo mesmo motivo.
O compromisso seguinte do presidente e do governador foi na Uniron para conhecer o Programa Acreditar, que possui cerca de 60% de mulheres em seu quadro de formação de alunos em futuros operários. Na solenidade o presidente entregou diplomas a 3 formandos, que a partir de agora trabalharão no canteiro de obras da usina de Santo Antônio.
O governador Ivo Cassol destacou a visita do presidente ao estado como de suma importância para mostrar a atual realidade do estado, com excelentes índices de crescimento e altos investimentos do Governo do Estado na infra-estrutura e atração de novas empresas para o estado. Cassol relatou ao presidente que é de suma importância que o gasoduto seja construído – no que foi acompanhado pelo presidente da Fiero, Denis Baú – a fim de que seja criado um pólo industrial no estado, para que não haja dependência apenas das obras civis, especialmente as usinas do Madeira.
Outra questão levantada por Cassol foi a necessidade de Rondônia ter a mina de calcário de Espigão D’Oeste liberada pelo IBAMA. A mina é a única fonte do minério no estado, que é utilizado para a correção do solo e conseqüentemente aumento da produção agrícola. “Presidente, Rondônia é a nova fronteira do progresso, e pode ter certeza que ainda vamos colaborar muito com o desenvolvimento do país”, disse Cassol em seu discurso.
Ainda na solenidade na Uniron Cassol entregou ao presidente a medalha Marechal Rondon, maior comenda do Estado que pode ser oferecida a uma autoridade em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade rondoniense.
Ao falar aos presentes, o presidente destacou a preocupação do Governo Federal em investir na infra-estrutura do país para gerar empregos e criar oportunidades para a população melhorar a qualidade de vida, tecendo eleog. “As hidrelétricas do Madeira servirão de paradigma para as outras que construiremos no futuro”, disse Lula, completando que “vocês que estão recebendo seus certificados tem uma oportunidade de ouro, aproveitem pois este diploma vai abrir muitas portas para vocês”, disse, defendendo o programa Bolsa Família citando a beneficiada Ana de Carvalho como um dos exemplos.
O presidente finalizou sua passagem no estado numa solenidade de entrega de títulos de propriedade na Zona Leste da capital e retornou à Brasília no final da tarde.
O governador Ivo Cassol reinicia a distribuição de sementes de feijão no interior do estado. Nesta sexta-feira a agenda do governador prevê a entrega de sementes em Theobroma, Vale do Anari e no 5º BEC, em Machadinho D’Oeste.
Fonte: DECOM – Departamento de Comunicação Social