A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) participará da 11ª Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) com a apresentação de quatro títulos de escritores pernambucanos. Os lançamentos acontecerão simultaneamente no estande da Cepe no próximo sábado (14.11), às 17h, no Colégio de São Bento, Sítio Histórico de Olinda, onde ocorrerá a feira este ano.
Com prefácio da historiadora Sylvia Couceiro, o livro A Década de 20 em Pernambuco, de Manoel de Souza Barros, é considerado um clássico sobre a história do Recife e do Estado. Lançado inicialmente na década de 70, ganha nova edição, agora com o selo da Cepe Editora, devido à sua importância para se compreender o panorama sociopolítico e cultural da época. Para montar o mosaico do período, o autor foi além de livros e documentos como fonte de pesquisa. A partir de questionários que abordavam diversos temas, reuniu o pensamento de importantes intelectuais, como Barbosa Lima Sobrinho, Sílvio Rabelo, Gilberto Freyre, Luís Jardim, Valdemar de Oliveira, entre outros. O livro integra a Coleção Acervo Pernambuco, da Cepe, e mantém os prefácios da primeira edição escritos por Barbosa Lima Sobrinho e Joaquim Cardozo.
Em sua quarta edição, o livro Pernambucânia, o que há nos nomes das nossas cidades? ganha versão voltada para o público infantojuvenil. Para esta edição, o minucioso estudo feito pelo jornalista e escritor Homero Fonseca sobre as origens e significados dos nomes dos municípios de Pernambuco, ganha linguagem acessível e ilustrações de Samuca.
Relançado pela Cepe Editora, o livro O Repórter-Amador, tema da tese de doutorado da jornalista e professora Sheila Borges, aborda um assunto contemporâneo que vem quebrando paradigmas: o papel do cidadão comum que passa a ser gerador de conteúdos com o advento da internet e das redes sociais, as mudanças que esse comportamento implica no modo que ele consome o que é notícia e os impactos provocados nas empresas jornalísticas.
O quarto título a ser lançado pela Cepe na Fliporto é Corpo Púlpito, primeiro livro de poesias da professora e mestre em Educação Clarisse de Figueirêdo.
Estande – O estande da Cepe também contará com programação durante a Fliporto. Na sexta-feira (13), às 17h30, acontecerá uma sessão de contação de história, com Rodrigo Lima apresentando a História de uma Boca, de Ana Valéria Fink. A programação infantil continua no sábado, às 10h, dessa vez com a contação do livro Bus, Simplesmente Diferente, de Jorginho Quadros, também com Rodrigo Lima.
Ainda no sábado, a Cepe faz o relançamento de dois títulos. O primeiro acontece às 15h, com o Subversões Matemáticas, de Décio Valença Filho. A partir de jogos e brincadeiras, o livro propõe um mergulho no mundo dos números e do raciocínio lógico. Às 16h, será a vez do livro A Menina e o Gavião, que reúne duzentas crônicas do jornalista e imortal da Academia Pernambucana de Letras (APL) Arthur Carvalho. Os autores estarão presentes para conversar sobre suas obras. A programação do estande encerra no domingo, às 15h, com a contação do livro Ventania Braba num Domingão Cinza, de Luís Braz, com Rodrigo Lima.