O Curso de Bacharel em Segurança Pública/ Formação de Oficiais para Polícia Militar do Estado de Rondônia, começou neste domingo, 8, com a apresentação dos 50 aprovados no Processo Seletivo Discente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, na Diretoria de Ensino da Polícia Militar, em Porto Velho.
Alunos-oficiais no primeiro dia de aula
A duração do curso é de três anos e de acordo com o tenente coronel PM Alexandre Finkler Porto, diretor de Ensino da Instituição, graças ao apoio do Governo do Estado a situação das lacunas existentes na Corporação, como a falta de oficiais subalternos, será preenchida com a criação do Curso de Formação de Oficiais no Estado. Antigamente, com a formação fora do estado o número de participantes era mínimo. Os acadêmicos/alunos a oficial PM terão aulas em tempo integral, manhã e tarde.
No processo seletivo foi uma das maiores concorrências em vestibulares da Unir. Foram 56 candidatos por uma vaga para homens e 90 candidatas para uma vaga para mulheres.
Neste primeiro semestre consta da grade curricular matérias como Ética Policial Militar, Fundamentos de Polícia Ostensiva, História da PM de Rondônia, Comunicação Operacional, Legislação Policial, Relações Humanas, Ordem Unida, informática, educação física, armamento, munição e tiro, que serão ministradas por professores da Unir – Fundação Universidade Federal de Rondônia como também por oficiais da Polícia Militar, todos com especialização.
O aluno a oficial PM Hugo Rodrigo Teixeira de Holanda, tem como expectativa um excelente curso, “pois somos a primeira turma a ser formada no Estado de Rondônia. A partir de agora, temos que ser referencia em formação do Curso de Formação de Oficiais, e confio na responsabilidade da Polícia Militar juntamente com a Unir”, disse.
Fonte: DECOM – Departamento de Comunicação Social