O presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO) e diretor-presidente da Imprensa Oficial de São Paulo, Nourival Pantano Júnior, participou nesta quinta-feira (27), da sessão solene comemorativa aos 128 anos do Diário Oficial do Estado do Pará, realizada no plenário Newton Miranda, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A sessão solene foi uma proposição da mesa diretora da Alepa – Assembleia Legislativa do Pará, presidida pelo Deputado Daniel Santos, a pedido do presidente da Imprensa Oficial do Pará (Ioepa), Jorge Panzera, que em sua justificativa lembrou que o Palácio Cabanagem foi a primeira sede da Imprensa Oficial, de onde foi impresso o primeiro exemplar do Diário Oficial. “Uma honra prestigiar a Ioepa e o Diário Oficial que 128 anos depois continua levando informação com seriedade e confiabilidade”, destacou o parlamentar.
A solenidade contou com a presença de muitas autoridades locais e funcionários da Ioepa, durante os discursos foram abordadas as atividades da instituição e sua trajetória histórica de seriedade e inovação, em suas palavras o presidente Nourival Pantano Junior reforçou “É uma honra vir à Belém, participar das comemorações pelos 128 anos do Diário Oficial do estado do Pará. Como presidente da Abio, não posso deixar de celebrar a bela trajetória da centenária Imprensa Oficial do Pará, que vai da publicação histórica dos atos públicos e balanços empresariais no Diário Oficial, perpassa pela produção editorial com livros que nos trazem grande conhecimento, valorizando também os autores regionais, à adesão às novas tecnologias, como a certificação digital, parceria de sucesso desde 2012 com a Imprensa oficial do nosso estado de São Paulo”.
Panzera ressaltou que este é um bom momento para compreender algumas mudanças no Diário Oficial. “A primeira delas é o formato no DOE 100% digital desde 1º de março de 2019. Estamos buscando ainda outras inovações tecnológicas para ampliar esse serviço importante para a população. A valorização do Diário Oficial significa segurança, memória histórica, não só de uma instituição centenária como a Imprensa Oficial do Estado do Pará, mas do próprio Estado”, destacou.
“A eficiência é um direito. É isso que o serviço público tem que oferecer para a população, e a Imprensa Oficial oferece: um parque gráfico à disposição da produção literária e um Diário Oficial eficiente. Vida longa à Imprensa Oficial! ”, celebrou Úrsula Meira, Secretária de Estado de Cultura do Pará, que compôs a mesa junto com Alcir Meira, da Academia Paraense de Letras.
Encontro com o governador
Durante a visita ao estado do Pará, na véspera da solenidade, Nourival visitou a sede da Imprensa Oficial do Pará e no final do dia os presidentes das duas Imprensas Oficiais foram recebidos pelo governador do Pará, Helder Barbalho, que incentivou o trabalho em parceria entre as instituições e se mostrou motivado a prestar serviços gráficos para a Educação usando o modelo da Imprensa Oficial de São Paulo como referência.