A comissão da Fifa e da CBF foi recebida em clima festivo desde sua chegada no Aeroporto Marechal Rondon nesta terça-feira (03.02). Para demonstrar um pouco da variedade cultural presente em Mato Grosso, índios da etnia Umutina fizeram uma breve apresentação ainda no hangar do Estado, enquanto autoridades do Governo do Estado e Prefeituras faziam a recepção da equipe que definirá se Cuiabá será uma das 12 sedes da Copa do Mundo de Futebol 2014.
Milhares de pessoas lotaram a saída do aeroporto e ainda se concentraram em vários pontos da avenida da FEB em Várzea Grande. Em Cuiabá, todas as rotatórias da avenida Miguel Sutil serviram de palco para a grande demonstração do quanto a população quer a Copa do Pantanal em Cuiabá. O contorno que dá acesso ao Centro de Eventos do Pantanal além da participação popular contou com passistas de escolas de samba de Cuiabá. É no Centro de Eventos onde a comissão da Fifa acompanhou várias apresentações culturais e alguns diálogos técnicos demonstrando que Mato Grosso é a melhor opção para a Copa.
“já assumimos e fizemos todas as programações necessárias para esta visita da Fifa. Nós estamos prontos para construir toda a infraestrutura necessária para receber esta Copa. Somos um dos poucos Estados que já possuem recursos alocados para estas obras”, destacou o governador Blairo Maggi. Questionado se as críticas feitas pelos gestores de Mato Grosso do Sul a Cuiabá teriam sido úteis, o governador foi enfático. “Elas ajudaram o povo de Cuiabá e Mato Grosso quererem com muito mais vontade esta Copa”.
Maggi lembrou que a construção de um novo estádio não é um ponto final, mas sim um inicial para reforçar o turismo mato-grossense. O reforço na infraestrutura desta área se dará normalmente conforme um maior número de pessoas quiserem vir ao Estado, e com a Copa do Mundo este número certamente irá crescer. “Queremos que o que sobre após a Copa é o conhecimento desta imensa região, o turismo que ela irá deixar. Para que esta vitória venha para cá estamos dando confiança, colocando o Governo a disposição, e pelas pesquisas feitas, esta é a vontade da população”.
Sobre os recursos já destinados para a construção de um novo Estádio José Fragelli, o Verdão, o vice-governador Silval Barbosa explicou que já existe um fundo específico para isso. “Ele foi aprovado na Assembléia Legislativa, e hoje já está com R$ 100 milhões em caixa, só estamos aguardando a definição de Cuiabá como uma das sedes. É bom lembrar que Mato Grosso está trabalhando já há dois anos, enquanto alguns concorrentes começaram a poucas semanas”.
HISTÓRIA – Citando o ex-presidente do Brasil Gaspar Dutra, o prefeito da capital Wilson Santos defendeu que até mesmo um reconhecimento histórico estará sendo feito com a escolha de Cuiabá como uma sede da Copa 2014. “Gaspar Dutra era cuiabano. Foi ele quem construiu o Maracanã e vários estádios dando infraestrutura para a Copa de 50 no Brasil. Cuiabá como sede será um reconhecimento ao trabalho deste cuiabano”.