A 40ª edição da Feira do Livro de Santa Maria foi aberta no final da manhã de sábado (27) e contou com a presença de autoridades e comunidade na Praça Saldanha Marinho. Nesta edição, que acontece até o dia 12 de maio, os organizadores contabilizaram 111 lançamentos e 241 autores inscritos e conta com a participação do estande da Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag).
Lançamentos IEL/CORAG foram destaques no primeiro dia de Feira
No primeiro dia de feira os mais procurados foram a obra de Oliveira Silveira e a 4ª Edição da Revista :VOX com o tema: Medicina e Literatura, que tem distribuição gratuita. O estande nº 02 da Corag, está localizado ao lado da agência Banrisul e oferece mais de 500 títulos produzidos em sua gráfica, além de livros da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/SP. De acordo com a chefe da publicações técnicas da Corag, Maria Helena Bueno Gargioni, os livros de leis ainda são os mais procurados. “Em todas as Feiras que participamos a busca por Leis Federais e, principalmente, o Estatuto do Servidor, são os mais adquiridos. As pessoas buscam para concursos”, disse.
História da Feira
A feira de Santa Maria foi criada em 1963, mas por um longo tempo ficou desativada até que em 1995 um grupo de estudantes de comunicação recuperou o evento. A coordenadora desse grupo foi escolhida como patrona da Feira em 2013: a professora Eugênia Mariano da Rocha Barichelo. Em seu pronunciamento falou sobre seu envolvimento com a Feira do Livro. Mencionou quando recebia livros, os carregava e ajuda a vendê-los. “Tenho até hoje em meus guardados as notas que assinei”, referindo-se a grande estima ao evento literário. O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Felipe Müller, agradeceu a organização e destacou que durante 40 anos a Feira do Livro proporcionou cultura para toda a cidade.
Editoria – Corag
Alexandre Nogueira – Jornalista
Imagens: Asscom/Sedac