Representantes das Imprensas Oficiais associadas à ABIO seguem uma rotina de reuniões mensais, por ora substituídas por conversas virtuais, por conta do coronavírus. Esta semana o grupo se reuniu para debater, entre outros temas, os impactos econômicos gerados pela crise financeira na arrecadação por parte de governos e dessas instituições por consequência da pandemia. Participaram as imprensas do Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Imprensa Nacional.
O grupo também falou sobre o uso da tecnologia como importante aliada das publicações oficiais. Na ocasião, o diretor-geral da Imprensa Nacional, Pedro Bertoni, apresentou aos participantes o recém-lançado aplicativo do Diário Oficial da União, que já contabiliza mais de 93 mil downloads nas lojas Apple e Google, bem perto de atingir a meta inicial de 100 mil usuários. Segundo Bertoni, a ferramenta tem se mostrado bem amigável em relação ao site na busca de informações do DOU.
Em linha com o tema, Roberto Sarto, superintendente da Imprensa Oficial do Mato Grosso, detalhou como funciona o serviço de envio de atualizações do Diário Oficial e edições extras por WhatsApp para usuários previamente cadastrados.
O papel cultural desempenhado pelas Imprensas Oficiais, assunto trazido para a reunião por Naná Garcez, diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, foi bastante debatido por todos os participantes. É de senso comum que as empresas associadas, principalmente as que dispõem de editoras e gráficas, devem trabalhar em prol do fortalecimento do mercado editorial, por meio de parceria e diálogo permanente entre as editoras públicas.