O Diário Oficial do Estado de Mato Grosso comemorou no dia 08 de maio 129 anos de circulação da sua primeira edição. O superintendente da Imprensa Oficial, Roberto Sarto, destaca a importância da comemoração. “O Diário Oficial é muito importante para a história de Mato Grosso. Nós somos o segundo Diário Oficial mais antigo do Brasil”.
A Imprensa Oficial do Estado (Iomat), que é um pouco mais antiga, completou 180 anos de existência no último dia 2 de maio. Em processo constante de modernização, a Iomat criou em 2018 o seu aplicativo, possibilitando acesso ao Diário Oficial do Estado pelo celular. O aplicativo está disponível para instalação tanto para iOS quanto para Android.
Incorporada à atual Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) em 2005, a Imprensa Oficial reduziu substancialmente a burocracia, os custos operacionais e melhorou sua eficiência desde então. Prova disso foi a implantação da IOMATNET, no ano de 2006, fazendo com que o Diário Oficial Eletrônico passasse a ser acessado pela internet.
Em 2008, o DOE passou a ser exclusivamente eletrônico, podendo ser acessado gratuitamente. Mato Grosso foi um dos pioneiros na implantação do Diário totalmente eletrônico, reduzindo o tempo de produção, e os gastos com impressão, o que proporciona sustentabilidade e economia aos cofres públicos. Atualmente ele é acessado diariamente por cerca de 10 mil usuários.
“Os diários oficiais estão digitalizados desde o ano de 1967, totalizando 52 anos, com certificação digital e disponível à pesquisa pelo site da Iomat” acrescenta Roberto Sarto.