A reunião da Abio prosseguiu à tarde no Hotel Kubitschek Plaza, com apresentações de dirigentes e técnicos de TI em ambientes distintos.
Na sala reservada aos dirigentes, o Diretor Industrial da Imprensa Oficial de São Paulo, Ivail Andrade, apresentou a proposta de “Parceria entre as imprensas oficiais para execução de serviços gráficos”, detalhando alguns trabalhos e as possibilidades de repartir sua execução entre as gráficas públicas, respeitando-se as características individuais. No caso da Imprensa Nacional, Pedro Bertone lembrou das amarras impostas pela legislação que restringe a atuação do Órgão à Administração Pública, mediante autorização da Casa Civil. Mas o Coordenador-Geral de Publicação e Divulgação, Alexandre Miranda Machado, ponderou que as vantagens advindas dessa parceria poderiam superar essas limitações. No caso da Bahia, por se tratar de uma empresa, seu Diretor-Geral e presidente da Abio, Luiz Gonzaga Fraga, comentou que a parceria se adequa à sua forma de atuação, que lhe permite “buscar o mercado”.
A segunda apresentação coube à Imprensa Oficial de Mato Grosso, a respeito da “Responsabilidade da Imprensa Oficial na estruturação de leis e atos governamentais” e também quanto às “Ferramentas digitais de acesso à informação e transparência pública”, temas conduzidos pelo gestor Roberto Sarto, e por Értile Rodrigues, Gerente de Projetos da Autopage Informática, prestadora de serviços de suporte. Na mesma sala, a gestora da Imprensa Oficial do Maranhão, Raquel Fialho, debateu a “Possibilidade de fixar normas de formatação dos Diários Oficiais”.
Em paralelo, na outra sala, o Coordenador de Tecnologia da Informação da IN, Symball Rufino, especificou como a Casa pode compartilhar os atos do DOU no portal Normas.gov com estados e municípios. Ele explicou a construção do projeto, desde a mudança de Visão da Casa em seu recente Planejamento Estratégico, à alteração do Decreto nº 4.4520/2002, e ainda a migração do DOU impresso para o eletrônico e a construção de um novo portal que proporcionou inúmeros facilitadores de pesquisa em um visual mais adequado, entre outros.
Temas afins foram debatidos em paineis liderados por representantes de prestadoras de serviços, como Fabrício Catae, da Microsoft; Eduardo Toffanello, da GNSystem; Josiel Carraro, da GSI Graphic Systems; além de Vanir Cassiano e Renata Rézio, da Sea Tecnologia.
O encontro da Abio continua hoje, com a apresentação das conclusões das reuniões técnicas e visita às instalações da Gráfica do Senado.