As histórias dos colégios-internatos do Brasil agora estarão presentes na nova obra da Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise). “Internar para educar: colégios-internatos no Brasil (1840-1950)”, é uma autoria do Prof. Dr. Joaquim Tavares da Conceição e tem como base a sua Tese de Dourado, defendida na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2012. A obra será lançada no dia 23 de agosto, às 18h, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.
Segundo o autor, a ideia de pesquisar os internatos surgiu a partir da investigação sobre o sistema de internato no ensino agrícola federal, tema da sua Dissertação de Mestrado. A partir disto, se constatou a relevância de um estudo aprofundado sobre suas origens, o desenvolvimento e as características culturais do modelo de internamento vigente, ou seja, aquele praticado nos colégios-internatos.
Para compor o estudo, o autor recorreu a uma série de fontes, como: teses de doutoramento, literatura de ficção, dicionários, atas, pareceres, legislações nacionais e locais, relatórios públicos e privados, relatos de viagem, periódicos, anuários, almanaques.
Um dos principais destaques da obra é a discussão sobre os internatos em Sergipe. O estudo situa um quadro da Instrução em Sergipe nos anos 800 e o surgimento das empresas familiares precursoras no que diz respeito ao serviço de internação. A partir daí, é traçado um panorama dos colégios-internatos no Estado, com atenção para os casos do Colégio Nossa Senhora de Lourdes e do Colégio Tobias Barreto.
Edise
Para Joaquim Tavares, a escolha pela Editora do Estado se deu pela excelência dos seus serviços prestados e pelo renome no meio acadêmico. “A Editora tem algumas características que a torna valorizada no meio acadêmico, como a presença do Conselho Editorial e parcerias importantes, como a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). Estou muito satisfeito pelo resultado”, declarou.
O presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Ricardo Roriz, destaca que a obra é uma grande contribuição histórica para o estado de Sergipe e para o país. “Este livro traça um importante panorama sobre os internatos do nosso estado e de outros locais do país, e é certo que cada um que puder ter contato com a leitura deste livro sairá bem mais enriquecido com este conhecimento”, afirma.