A Fazenda Grande Retiro, em Salvador-Bahia, é um bairro carente, populoso e bastante povoado, com 130 mil habitantes. Inserida nesse contexto e ciente da sua responsabilidade social com a comunidade do entorno, a Empresa Gráfica da Bahia (Egba) encontrou na proposta do Lanterninha, um projeto que tem como eixo central levar o cinema brasileiro às escolas públicas estaduais, promovendo palestras educativas e incentivando o debate em sala de aula, um bom caminho para fazer mais pelo bairro, atendendo a um desejo antigo ajudar as escolas públicas locais.
Foi assim que nasceu a parceria da Egba com o Lanterninha, que aceitou incluir as escolas da Fazenda Grande do Retiro na lista de contempladas pelo projeto. A Escola D. Avelar Brandão Vilela, onde a Egba já atua com outro projeto de cunho social, o Ciranda de Leitura, será a primeira do bairro a participar do Lanterninha. O diretor-geral da Egba, Luiz Gonzaga, reconhece a importância da iniciativa e faz questão de estar presente ao lançamento do projeto. “A Egba quer estar mais presente nas escolas do bairro, porque tem consciência de sua responsabilidade social enquanto empresa e acredita nos investimentos em educação e cultura por um Brasil melhor”, diz Gonzaga.
No próximo ano, a intenção é que o projeto seja estendido a outras escolas públicas da Fazenda Grande do Retiro, com o apoio da Egba.