O Diretor-Presidente da Segrase (Serviços Gráficos de Sergipe), Luiz Eduardo Oliva, recebeu nesta manhã (6), uma equipe de reportagem da TV Aperipê que na oportunidade, fez uma reportagem sobre a pesquisa que a Segrase está realizando com o intuito de reunir antigas e históricas edições do Diário Oficial do Estado de Sergipe. O Diretor-presidente da empresa falou sobre o processo de modernização pelo qual o órgão está passando citando, por exemplo, a implantação da editora que, segundo Oliva, será o “escoadouro” da produção cultural de Sergipe. Ele falou também sobre a criação do suplemento literário da Segrase que já tem nome, Armazém Literário, que em sua primeira edição terá como tema a nossa sergipanidade. A primeira edição contará com artigos de personalidades intelectuais do Estado de Sergipe, que darão suas contribuições sobre a nossa produção intelectual e artística, valorizando a identidade sergipana.
A equipe da emissora também visitou as instalações da empresa desde a gráfica até a hemeroteca, local de pesquisa e conservação dos Diários Oficiais e impressos. Lá conversaram com a historiadora e pesquisadora Anne Alice, que há 3 meses está realizando o levantamento para reunir números antigos e históricos do Diário. Durante a entrevista, Anne falou sobre a importância deste trabalho e algumas curiosidades, dentre elas, a opinião do jornal ao reportar a Guerra de Canudos e a visita do então presidente da República, Getúlio Vargas a Sergipe, em agosto de 1933, para inauguração da Associação Sergipana de Imprensa (ASI), fato que ocasionou a maior tiragem do Diário Oficial. Dezenas de páginas foram publicadas sobre esse acontecimento.
“Antes, a hemeroteca era um “depósito” de jornais. Para mim este setor é muito mais que um simples depósito, é onde estão conservadas todas as produções gráficas deste órgão. De acordo com a gestão de documentos que implantaremos no setor, toda população terá acesso a este bem cultural que estará devidamente digitalizado e disponível para consulta”, enfatizou Oliva.
No dia 24 de outubro deste ano, o Diário Oficial completará 90 anos de existência em sua segunda fase de circulação.