Com o objetivo de modernizar o conjunto de equipamentos da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) adquiriu oito aparelhos de ultrassonografia 2D (segunda dimensão) totalizando um investimento de R$ 520 mil que vai qualificar ainda mais os serviços de diagnóstico, já que os aparelhos possuem superior qualidade de imagem, capacidade para armazenamento e outros recursos mais avançados.
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes foi contemplada com um equipamento que será utilizado em exames ginecológicos e obstétricos. Outros dois aparelhos de ultrassom chegarão nos próximos dias, um deles específico para uso em recém-nascidos, possibilitando a realização de exames como doppler colorido, ecocardiograma, morfológico (identifica má formação do feto) e transfontanelar (avaliação do sistema nervoso do bebê).
Para o HUSE foram destinados quatro equipamentos. Inicialmente chegaram três deles que realizarão exames como ecocardiograma, scan duplex e ultrassonografia geral ( que darão suporte ao Pronto-Socorro, alas de internamento e ao Centro de Oncologia) e um outro equipamento que está para chegar. De acordo com o gerente de Diagnósticos por Imagem do HUSE, Mateus Paulinelli, os aparelhos são modernos e vão possibilitar mais praticidade para os profissionais e qualidade no diagnóstico para os pacientes. Além dos equipamentos destinados ao HUSE e à maternidade, outro será instalado no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).
Os novos aparelhos de ultrassom possuem plataforma digital que possibilita a conectividade com um computador e impressora de rede, envio de imagens pela internet e permite salvar os dados em CD e pen-drive. Eles têm capacidade de processamento, função de edição de imagens e alta tecnologia, fatores que influenciam diretamente na produtividade do profissional.