Governador acerta com Infraero início das obras no terminal 1 em Confins
O governador Aécio Neves definiu ontem, em encontro com o presidente da Infraero, Murilo Barboza, no Palácio da Liberdade, a ampliação do terminal 1 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e a contratação do projeto executivo para a construção do terminal 2. O objetivo é chegar a 2013 com a capacidade atual de 5 milhões de passageiros/ano ampliada para 12 milhões/ano. As obras no terminal 1 serão iniciadas em janeiro de 2010 e receberão investimentos iniciais da Infraero de R$ 12 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
As definições para as obras foram feitas a partir de um plano de desenvolvimento de longo prazo para o setor aéreo em Minas Gerais, apresentado pelo governador Aécio Neves ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. “Ao conjunto de demandas que foram apresentadas pelo Estado, pela primeira vez, a Infraero, objetivamente, responde com um cronograma. O Aeroporto Tancredo Neves, estratégico para o Brasil e para a Infraero, já é superavitário, tem condições de crescer muito mais, inclusive em cargas pela sua localização e em relação também aos gargalos que temos em outros sítios aeroportuários”, disse Aécio Neves.
O presidente da Infraero afirmou que a ampliação da fase 1 e a implantação da primeira etapa do terminal 2 serão concluídas a tempo de atender os passageiros que virão a Belo Horizonte para a Copa das Confederações, em 2013, e para a Copa do Mundo de 2014. “Vamos fazer um plano de aceleração do projeto executivo e começar a execução das obras muito mais rápido do que esperávamos. Essa parceria com o Governo de Minas vai se desenvolver cada vez mais”, disse Barboza.
Terminais 1 e 2
A ampliação do terminal já existente irá aumentar a capacidade do aeroporto de 5,5 milhões para 7 milhões de passageiros/ano. Entre as obras previstas está a ampliação da pista em 600 metros. Também serão instaladas novas esteiras de bagagem e novo sistema de ar condicionado; a área de desembarque será ampliada, com novas lojas de freeshop, além da conclusão do novo estacionamento, já em obras.
No caso do terminal 2, a Infraero irá transferir ao Governo de Minas os recursos para a elaboração do projeto executivo. “Sabemos que o Terminal 1 terá capacidade máxima de seis ou sete milhões de passageiros, a partir dessas obras que estarão sendo feitas. Mas a partir de um convênio que foi assinado com a Infarero, estaremos muito rapidamente publicando um edital para o inicio do projeto executivo do terminal 2”, explicou Aécio Neves.
Aeroporto Industrial
Durante a reunião, o governador também acertou com o presidente da Infraero que serão agilizados os procedimentos para que seja realizada, até o final de janeiro, a licitação dos primeiros lotes do Aeroporto Indústria, no entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves em uma área de 46 mil m², pertencente ao Estado. Já estão sendo realizadas as obras de urbanização, construção de um entreposto aduaneiro, realocação da cabine de medição de energia elétrica e interligação à rede elétrica. As empresas que se instalarão no local terão direito a regime tributário especial para exportação.