A Imprensa Oficial do Estado encerrou a participação na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, com uma intensa presença de crianças, jovens e adultos que prestigiaram o estande. Além disso, houve um incremento de 30% nas vendas dos livros da loja em relação ao ano de 2018 e o lançamento de mais 15 obras de escritores paraenses.
Segundo avaliação do diretor administrativo e financeiro, Robson Marques, embora os números ainda não tenham sido finalizados, as estatísticas apontam para uma avaliação positiva considerando que a Imprensa Oficial ainda não criou uma cultura comercial com a venda dos livros. “O objetivo ainda não é a venda direta. Até porque todo o esforço está voltado para a criação de uma cultura de incentivo e produção de livros. Então posso dizer que essa venda poderá ser potencializada a partir das produções futuras da editora”, explicou ele.
A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi realizada no período de 24 de agosto a 1º de setembro, no Hangar, em Belém, no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, teve entre os parceiros a Imprensa Oficial do Estado, que ocupou um estande de 50m², um dos maiores do evento, localizado ao lado da Arena Multivozes.
Nesta edição, a Imprensa Oficial apresentou o slogan “Criança, Paz e Conhecimento”, para fortalecer as ações do Portal do Conhecimento junto ao projeto Territórios pela Paz (TerPaz), trabalhando o incentivo à leitura por meio de várias atividades em parceria com a Rede de Contadores de Histórias do Pará (Recontah) e a Rede de Bibliotecas Comunitárias Amazônia Literária.
A Imprensa Oficial também teve um papel importante nas atividades da Feira do Livro nas escolas estaduais de alguns bairros periféricos de Belém, com a programação da Pan nas Escolas, que levava os escritores convidados ao contato direto com os estudantes das escolas Camilo Salgado, Maria Luiza Costa Rêgo, Espaço Cultural Nossa Biblioteca e Escola Brigadeiro Fontenelle. A ação foi organizada em parceria com as secretarias de Cultura e Educação.
Na avaliação da diretora de Tecnologia e Documentação da Imprensa Oficial, Helena Naum, a programação do estande ganhou evidência junto à mídia local e regional, com destaque especial para o público infantil que “teve um espaço acolhedor e alegre para aproveitar as atividades da programação, o que consequentemente aumentou o número de venda dos livros expostos”.
Segundo ela, todo o sucesso da programação do estande na Feira do Livro se deve ao envolvimento direto e indireto dos servidores da casa, entre colaboradores e terceirizados, que trabalharam intensamente durante os dois meses que antecederam ao evento. “Claro que temos muitos ajustes a fazer, porque muitos detalhes foram decididos bem próximos ao evento, mas como é o primeiro ano da nossa gestão, vamos usar essa experiência para fazer melhor na próxima edição da feira”, ponderou.
Considerado um dos maiores eventos do setor na Amazônia, a 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes mobilizou todos os departamentos da Imprensa Oficial, envolvendo os profissionais que atuam no gabinete da presidência e na Diretoria de Tecnologia e Informação, Diretoria Industrial e Diretoria Administrativo-Financeira, entre reuniões com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que organiza a Feira, e parceiros envolvidos para ajustes na programação, além de muitos despachos oficiais.
“Foi nos bastidores, com o envolvimento de 80% do nosso pessoal, que houve essa grande mobilização para que tudo ocorresse bem e o estande pudesse ser considerado um sucesso de público e de programação”, comentou Helena Nahum.
Programação especial para o público infantil
Quem visitou o estande da Imprensa Oficial, pode ver a grande movimentação de crianças e pais no espaço infantil “Criança, Paz e Conhecimento”, nas atividades de pintura, rodas de conversas, saraus literomusicais, cafés filosóficos, vivências ambientais, bate papos, lançamentos de livros e oficina de quadrinhos.
Foi uma vasta programação articulada pela equipe do Portal do Conhecimento, envolvendo contadores de histórias e mediadores de leitura experientes que trabalham o fomento à leitura em atividades nos bairros do estado. O objetivo maior era único, o incentivo à leitura.
Mais de quarenta títulos à disposição
A outra parte do estande chamava os visitantes para conhecerem os livros de escritores paraenses que já foram lançados com selo da Imprensa Oficial. Eram mais de 40 títulos de gêneros variados, disponíveis ao público a preços acessíveis.
Duas poltronas confortáveis com uma mesa de centro também chamavam os visitantes para se acomodarem no espaço e relaxarem um pouco na movimentada feira, lendo os informes disponíveis pela equipe de Comunicação, como a revista especial alusiva aos 128 anos do Diário Oficial, o folder da certificação digital, do Portal do Conhecimento e a programação do estande.
Cantinho reservado para autógrafos
A mesa ao centro estava reservada para os escritores autografarem suas obras durante os lançamentos da editora, com três grandes momentos que marcaram oficialmente sua estreia: a assinatura do decreto pelo governador Helder Barbalho, na abertura do evento (24 de agosto), outorgando à Imprensa oficial a capacidade de produzir e imprimir livros, com a criação da Política Pública Literária do Estado do Pará, e o lançamento da primeira linha da editora, de autores fora de catálogo, com o relançamento da obra “Flauta de Bambu”, de Haroldo Maranhão.
Um outro momento, na noite de 29 de agosto, foi a apresentação do “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019, a escritores paraenses e outros convidados. Trata-se de um edital de incentivo à produção literária no Pará que contemplar as doze regiões de integração do estado, com a publicação de 13 obras, sendo doze em prosa e uma coletânea de poesias de todas as regiões.
Na avaliação do presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera, a autarquia vive vários momentos especiais de modernização e implementação de novos produtos e serviços, sobretudo com a assinatura do decreto pelo governador. “Isso nos habilita a pensar o caminho de publicação de edição de livros, que possa investir cada vez mais na cultura do livro, na cultura da ciência, na cultura do conhecimento, trabalhando com quatro linhas editorias e vamos fazer um esforço grande para reeditar trabalhos, livros, textos autores e títulos que estão fora de catálogo”, concluiu ele.
Produção acelerada no Parque Gráfico
Foi nos bastidores do parque gráfico da Imprensa Oficial que a pressão aumentou para que os livros pudessem chegar a tempo no estande para os lançamentos previstos. O diretor industrial Alan Brandão, informou que foram usadas as máquinas off set Holland 200 (quatro cores) e a Komori (bicolor) para a impressão dos lançamentos. Já os portfólios e materiais gráficos foram impressos na máquina digital. Além disso, explicou ele, os acabamentos foram confeccionados com o apoio da gráfica Santa Cruz, que ficou responsável pela costura e impressão da capa dos livros.
Segundo o gerente de produção, Pedro Paulo, foi necessário um esforço grande da equipe para cumprir todos os prazos a tempo, com o envolvimento direto de doze gráficos na encadernação, impressão e acabamento dos materiais. “Trabalhamos diretamente até sábado. Foi um intensivo, mas demos conta do recado”, comentou.
Preparativos para as feiras regionais
Com o encerramento da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro, na capital paraense, a Imprensa Oficial já trabalha nos preparativos para os estandes das feiras regionais. O primeiro da lista é o Salão do Livro do Sul e Sudeste do Pará, previsto para 21 a 28 de setembro, na cidade de Marabá.
“Vamos construir a programação com a Secult nos mesmos moldes que a de Belém, só que em um formato menor, já que estaremos com um estande de 30 m²”, informou Helena Nahum.
Segundo ela, a Imprensa Oficial também deve marcar presença no Salão do Livro do Oeste do Estado, na cidade de Santarém, e no Salão do Livro de Bragança, nordeste do Pará, previsto para os meses de novembro a dezembro, consecutivamente.
Texto: Julie Rocha
Fotos: Eduardo Rosas, Julie Rocha, Thamiris Dias e Alex Ribeiro
Ascom/Ioepa