Representantes de todo o país estão reunidos em Florianópolis até o dia 31 de julho, para a 57ª Reunião da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais – ABIO. Focado nas ações de fortalecimento das imprensas oficiais, o presidente da ABIO, Luiz Gonzaga Fraga Andrade, conduziu a reunião que foi aberta nesta quinta-feira, no Hotel Majestic.
Em nome do governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado da Administração, João Matos, deu as boas-vindas aos participantes. “Desejamos que este encontro alcance seu objetivo de superação de dificuldades comuns e propicie a troca positiva de experiências e de conhecimento. É importante destacar que a credibilidade e a transparência dos governos está diretamente vinculada a suas imprensas oficiais, que têm o papel fundamental de informar as ações e os gastos públicos”, afirmou o secretário João Matos.
Ao lado do presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, o diretor da Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, professor e escritor Maurício Fernandes Pereira, citou ensinamentos de Stephen Covey na abertura da reunião. Ele destacou a necessidade de se viver intensamente o presente, de aprender com a vivência, de amar o que se faz e, por fim, de deixar um legado. “Este é o nosso grande desafio: deixar um bom legado ao setor público”, afirmou.
Maurício Pereira também foi um dos palestrantes e abordou oPlanejamento Estratégico como um processo gerencial que impulsiona a empresa. Antecipar ameaças e diagnosticar oportunidades e melhorias são alguns dos benefícios do planejamento estratégico. “No setor público é um instrumento de fundamental importância para garantir a eficiência, transparência e economia de recursos.”
Na reunião também foi apresentado o novo site da Imprensa Oficial do Estado do Pará. Estão ainda na pauta da 57ª Reunião da ABIO temas como a edição em, Braille feita mensalmente pela União, a regularização de Licenças em Tecnologia, a publicação de balanços e demonstrações financeiras e a relação entre Imprensa Oficial e Junta Comercial. A ABIO reúne associados das imprensas oficias de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal, do Senado e da União.