BELO HORIZONTE (28/01/10) – O governador Aécio Neves anunciou, nesta quinta-feira (28), que no dia 13 de fevereiro começa a mudança das secretarias e órgãos estaduais para a Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais. Os primeiros servidores serão transferidos no dia 22 de fevereiro. Ele também confirmou que o complexo de prédios que abrigará toda administração direta do Estado será inaugurado no dia 4 de março, data em que o ex-presidente Tancredo Neves, que dá nome à Cidade, completaria cem anos de nascimento.
“Nesses últimos 60 dias, quando o tempo permitiu, a obra andou numa velocidade extraordinária e me dá condições, hoje, de anunciar o início do processo de transferência da administração pública do Estado de Minas Gerais para a nova Cidade Administrativa”, afirmou, após uma reunião com representantes dos consórcios responsáveis pela obra e com a direção da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), que gerencia a obra.
Estrutura para servidores
O governador afirmou que no dia 18 de fevereiro toda a estrutura de transporte e alimentação estará funcionando para atender os servidores estaduais, inclusive as linhas de ônibus que ligarão a estação do metrô Vilarinho à Cidade Administrativa, de forma gratuita para os servidores.
“Já acertamos com a BHTrans o início, na quinta-feira após o Carnaval, da circulação das novas linhas de ônibus que haverão de alimentar o terminal Vilarinho e a Cidade Administrativa. Também os ônibus circulares começarão a circular logo após o Carnaval ligando a estação Vilarinho à Cidade Administrativa, esses, ônibus gratuitos para os servidores”, explicou.
Aécio Neves garantiu que já os primeiros funcionários que serão transferidos irão encontrar toda estrutura necessária para trabalhar com conforto.
“Durante todo processo, foram tomadas todas as cautelas, todas as precauções para que não houvesse desconforto, ao contrário, estou absolutamente seguro de que os servidores, que aqui vierem trabalhar – calculamos algo em torno de 15 a 16 mil servidores no momento em que finalizarmos a mudança -, vão trabalhar com maior conforto, com maior estímulo, com maior mobilização e, portanto produzirão mais para o Estado”, destacou.
Cronograma de mudanças
Para garantir maior comodidade para os servidores, a transferência será feita de forma gradual, entre fevereiro e outubro, com uma mudança mensal de 1.800 a 1.900 servidores. O serviço de transporte será aumentado gradativamente na medida em que os servidores forem transferidos. Já a alimentação e outros serviços estarão completamente em funcionamento até o final de abril.
A Secretaria de Governo, Gabinete Militar do Governador, Núcleo Estado para Resultados, Secretaria de Planejamento e Gestão, Governadoria, Vice-Governadoria e todos os órgãos do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) serão os primeiros a se transferirem para a Cidade Administrativa, entre os dias 13 e 28 de fevereiro.
O governador explicou que cada servidor receberá um folheto com explicações sobre o local exato em que vai trabalhar e um crachá que dará acesso à Cidade Administrativa. Nos primeiros dias de trabalho, haverá funcionários nos diversos prédios para ajudar os servidores que tiveram dúvida.
Vetor Norte
Aécio Neves destacou que a transferência da estrutura do Governo para a Cidade Administrativa irá impulsionar o desenvolvimento da Região Norte de Belo Horizonte.
“Acho que dentro de dez, quinze anos, os mineiros vão perceber que a Cidade Administrativa, além de garantir uma eficiência e economia enorme à ação de governo, vai também permitir o redirecionamento da nossa capital para onde ela tem que crescer, que é para a região central do Estado, portanto para o seu Vetor Norte”, afirmou.
Economia e Circuito Cultural
O governador também ressaltou que a mudança também trará outros impactos importantes para a população de Belo Horizonte que, já em fevereiro, ganhará o Circuito Cultural Praça da Liberdade, que será instalado nos prédios que antes abrigavam a estrutura administrativa do Governo.
“Aqueles prédios defasados, que não tinham mais condições, inclusive por serem tombados pelo Patrimônio Histórico, de receber cabeamento, computadores, enfim, instrumentos para a moderna gestão, vão se transformar em espaços culturais, em museus, em cafés, em teatros, enfim, em espaços de convívio. E o próprio Palácio da Liberdade integrará agora de forma mais definitiva esse espaço”, explicou.
Aécio Neves também lembrou que a concentração das secretarias e órgãos estaduais na Cidade Administrativa irá gerar uma economia anual de R$ 85 milhões.
“Minas ganhará um instrumento de enorme eficiência para a sua gestão e uma economia de mais R$ 85 milhões anualmente em despesas de transporte, de telefonia, de correspondência dentre tantas outras e o início do processo de desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.
Após a reunião, o governador visitou Auditório Presidente Juscelino Kubitschek, que conta com quatro mil metros quadrados e já está pronto, e também vistoriou os outros prédios do complexo.
Cronograma de mudanças das secretarias e órgãos estaduais para a Cidade Administrativa
22 de fevereiro
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)
Secretaria de Estado de Governo (Segov)
Gabinete Militar do Governador
Núcleo do Programa Estado para Resultados
Final de fevereiro
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)
Governadoria
Vice-Governadoria
Final de março
Ipsemg
Indi
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede)
Final de abril
Polícia Civil
Polícia Militar
Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds)
Corpo de Bombeiros
Final de maio
Secretaria de Estado de Cultura (SEC)
Secretaria de Estado de Fazenda (SEF)
Minas Gerais Participações
Final de junho
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop)
Deop
DER
Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan)
Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara)
Iter
Final de julho
Secretaria de Estado de Educação (SEE)
Loteria Mineira
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes)
Instituto de Geociências Aplicadas
Unimontes
IMA
Ruralminas
Final de agosto
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Secretaria de Estado de Saúde (SES)
Final de setembro
Advocacia Geral do Estado
Auditoria Geral do Estado
Ouvidoria Geral do Estado
Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej)
Fundação Caio Martins
Secretaria de Estado de Turismo (Setur)
Final de outubro
Prodemge
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru)
Detel
Cohab
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese)
Fonte: Agência Minas – Notícias do Governo do Estado de Minas Gerais